Entenda como o monitoramento da produção agrícola contribui para a segurança alimentar, controle de qualidade e crescimento sustentável.

Atualmente, o Brasil ocupa posição de destaque no ranking global, sendo um dos 5 maiores produtores de leite do mundo. Apesar disso, a cadeia produtiva do leite do país é formada majoritariamente por pequenos e médios produtores. Com um volume tão grande de produção e com tantos elos pequenos na cadeia, a rastreabilidade ajuda a organizar e padronizar informações desde o campo até a prateleira, além de garantir a qualidade, procedência e segurança alimentar tão necessária na produção de produtos lácteos.
Garantir a origem e o percurso de cada lote, o registro das informações e o monitoramento da produção e coleta é imprescindível para a se diferenciar no mercado e evitar qualquer problema sanitário e irregularidade na produção. A rastreabilidade dos lotes pode ser a chave para a prevenção de prejuízos dentro do seu negócio.
Qual a importância da rastreabilidade para o setor de laticínios?
Imagine que, em uma determinada remessa de leite enviada para o laticínio, seja identificada uma alteração na qualidade do produto — como presença de contaminantes, acidez fora do padrão ou temperatura inadequada durante o transporte.
Nesse contexto — que é uma possibilidade real na vida dos produtores — sem a rastreabilidade de lotes não existe uma maneira de saber exatamente de onde veio o leite avariado. Essa questão leva a perda de toda a carga, mesmo que apenas parte dela esteja comprometida, gerando um prejuízo financeiro e risco de comprometimento da reputação do produtor.
Já no caso de contarem com um sistema eficiente de rastreabilidade, é possível identificar o lote exato do leite com problema, utilizando das informações do sistema para saber de qual produtor foi enviado o leite, quando foi a coleta, em qual tanque foi armazenado e até as condições.
Quando integrada a um sistema de gestão, a rastreabilidade se torna ainda mais estratégica. Com o MagisTI, o produtor tem acesso à identificação precisa dos lotes, acompanhando toda a divisão e movimentação da produção. Já para um controle ainda mais detalhado — incluindo informações sobre coleta, armazenamento e condições do leite — o aplicativo MagisColeta complementa essa gestão, garantindo dados completos e em tempo real. Com essas ferramentas, o produtor conquista mais segurança, organização e tranquilidade em todo o processo.
Conclusão
A rastreabilidade é uma aliada essencial para o produtor de leite moderno. Mais do que atender às exigências do mercado, ela agrega valor ao produto, fortalece a reputação do produtor e proporciona mais controle sobre a qualidade da produção. O primeiro passo é investir em orientação e nas ferramentas certas — como o MagisTI e o Magis Coleta — que tornam possível acompanhar cada etapa com precisão, segurança e eficiência.