Muito se fala sobre a adoção da rede 5G de internet no Brasil. Saiba mais sobre a relação entre transformação digital e Indústria 4.0, e veja como o sistema de gestão pode auxiliar sua indústria nesse processo.
Saiba mais: 8 principais tendências da transformação digital para 2020.
Alguns países já estão tirando proveito das vantagens da rede 5G de internet. Por aqui, a adoção ainda requer investimentos em infraestrutura, licenciamento para que as operadoras possam trabalhar com a tecnologia, além de alguns testes.
Benefícios do 5G para a adoção da Indústria 4.0
A nova geração de rede apresenta diversos benefícios, sendo os principais: maior segurança, baixa latência (ou seja, tempo de resposta mais rápido) e estabilidade. No geral, a rede 5G pode ser entendida como um dos meios de facilitar a adesão da Indústria 4.0.
Os benefícios do 5G ajudam o setor industrial a conquistar maior conectividade, o que otimiza a conexão entre equipamentos e o uso de máquinas mais inteligentes, além da facilidade para armazenamento de dados e diversas outras vantagens para a adaptação das indústrias brasileiras ao conceito 4.0.
Para a indústria, as redes de internet utilizadas atualmente não deixam de ser eficientes, porém demandam grande quantidade de cabos para funcionarem adequadamente. A rede 5G é transformadora por ser uma rede sem fio, além de tornar a velocidade da produção muito maior e tornar a indústria apta ao uso de novas tecnologias, como a realidade aumentada.
Rede 5G e Tecnologia da Informação (TI) em indústrias
Um dos principais pontos com relação à vantagem do 5G para a indústria está no casamento que há entre a área de TI e a área de operações (chão de fábrica), dando origem à TO (Tecnologia Operacional).
Graças à tecnologia envolvida pela rede 5G, a transferência de dados poderá atingir proporções que, até então, eram inimagináveis. Com TI e TO em plena harmonia, as informações podem tornar-se cada vez mais valiosas no sentido de aumentar a produtividade e a segurança dentro da indústria.
Para além disso, o conceito de Network Slicing (ou fatiamento de rede) também será uma novidade que o 5G trará para as indústrias futuramente. Por meio do 5G será possível separar a rede em determinados segmentos ou objetivos.
Dessa forma, será possível potencializar a velocidade de resposta de um determinado ativo da indústria levando em consideração as necessidades do momento.
5G e a indústria do leite e do agronegócio
Por conta da baixa latência da rede 5G (ou seja, tempo de resposta mais rápido), há várias possibilidades de melhorias para o agronegócio e a indústria do leite. Os robôs utilizados pela indústria não precisarão mais armazenar dados em um HD, interno ou externo, da indústria. Pelo contrário, as informações poderão permanecer na nuvem, o que possibilita compartilhamento de dados em tempo real e aumenta a eficiência dos robôs.
As máquinas, que estão cada vez mais inteligentes, também terão um tempo de resposta determinado a um comando otimizado. Dessa forma, futuras demandas poderão ser mais personalizadas.
Como o sistema de gestão da Magistech pode ajudar a tornar a indústria mais tecnológica
A Magistech desenvolveu um sistema de gestão único para, por meio de visão sistêmica e tecnológica, oferecer às indústrias formas de agilizar o acesso a dados fundamentais para a tomada de decisões e incorporação de novas tecnologias pela indústria do leite e pelo agronegócio.
Navegue pelo site para saber mais sobre o que a Magistech pode fazer pela indústria.