Em uma empresa ou indústria, a aplicação do sistema ERP no PCP (Planejamento e Controle da Produção) é fundamental, pois viabiliza o controle e planejamento de suas operações, a fim de manter a produtividade em seu negócio. Portanto, é possível contar com a visualização ampla de sua indústria e analisar seus processos desde a captação de matéria-prima até o produto final.
A seguir, falaremos sobre o que é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), para que serve e onde é aplicado na indústria, além de suas vantagens integradas ao sistema de gestão ERP. Vamos conferir?
O que é Planejamento e Controle da Produção?
Considerado uma garantia de que a empresa está gerando produtos de qualidade de acordo com o planejamento, o Planejamento e Controle da Produção possibilita o gerenciamento da produção de uma indústria. Sendo assim, é possível analisar a quantidade de produtos, onde serão produzidos, sua ordem de produção e verificar o funcionamento de acordo com o plano.
Além disso, ele atua como o controle de qualidade de sua produção, uma vez que o planejamento e a fiscalização dos produtos são fundamentais para a entrega, visto que o consumidor final o avaliará e o produto será comparado à concorrência. Desta forma, é muito importante manter o funcionamento de uma indústria por meio de um sistema PCP, visando otimizar as operações e tornando-as produtivas e eficientes.
Onde e como é aplicado na indústria?
Em uma indústria, os principais objetivos de um sistema PCP estão na programação, produção, logística, monitoramento, mão de obra e sequenciamento. Com ele, é possível determinar quando será a operação de cada atividade estabelecida pelo sistema produtivo, sendo programado para frente e para trás.
Além disso, existe a etapa do carregamento que pode ser finito e infinito para o cumprimento da produção, conferindo se a demanda de produtos é compatível com a quantidade estabelecida para cada operação.
Em seguida, o sequenciamento tem como função determinar a ordem da execução da operação, bem como a prioridade em que os pedidos são efetuados. Logo após, o monitoramento é feito a partir do plano de produção, sendo informado sobre o desenvolvimento de cada etapa e análise dos objetivos, sendo estabelecidos pelo controle empurrado ou puxado.
Vantagens de integração: PCP e sistema de gestão ERP
O sistema de gestão ERP tem como finalidade a otimização da produtividade de cada setor de uma empresa ou indústria. No caso da incorporação ao sistema PCP, é possível reunir o gerenciamento da produção, controle e da contabilidade de um negócio. Utilizando essa integração, a indústria conta com algumas vantagens como:
Maior fluxo de materiais na linha de produção;
Controle eficaz da produção;
Antecipação de situações de risco financeiras;
Análise da necessidade de matérias-primas;
Otimização da força de trabalho;
Redução de desperdícios;
Aumento da produtividade e diminuição de custos operacionais;
Monitoramento e controle do desempenho;
Aumento da qualidade de produto;
Redução de tempo ocioso.
Portanto, o sistema de gestão ERP junto ao sistema PCP estabelecem soluções adequadas à sua empresa ou indústria, melhorando seu desempenho e contribuindo para que o planejamento ideal seja realizado, a fim de evitar contratempos.
Para isso, existem empresas especializadas em soluções tecnológicas para o desenvolvimento de seu negócio, como a Magistech, que possui sistema de gestão ERP, além de sistema para laticínios. A Magistech tem como objetivo entregar o melhor planejamento, visando à otimização do projeto, para seus clientes de acordo com suas necessidades.