A indústria 4.0 está revolucionando o sistema de gestão no chão de fábricas. Acompanhe quais mudanças são essas e como as fábricas podem se beneficiar.
A quarta revolução industrial (ou Indústria 4.0) chegou para ficar e trouxe mais conectividade, tecnologias, computação cognitiva, dentre diversos outros recursos que permitem o desenvolvimento de indústrias mais inteligentes.
Saiba mais: O sistema de gestão ERP na manufatura.
O que é Indústria 4.0?
Pode ser definida como um conjunto de aspectos que envolvem tecnologia da informação, o universo da produção, a automação dos processos industriais, entre outros elementos trazidos pela inovação.
A Indústria 4.0 tende a ficar cada vez mais forte e ser mais presente na manufatura, com máquinas, produtos e sistema de gestão integrado.
Mudanças trazidas pela Indústria 4.0
Relacionamento com o cliente
Os clientes estão demandando cada vez mais por um atendimento de qualidade e bom relacionamento com a empresa durante toda a jornada de compra. O cliente deseja atendimento personalizado, rápido e de fácil acesso.
Os recursos trazidos pela Indústria 4.0 podem alinhar as necessidades dos clientes aos processos internos da empresa, até mesmo antecipando o que o consumidor precisa para oferecer tratamento específico.
Dinâmicas de trabalho mais modernas
Graças à quarta revolução industrial, as empresas e fábricas estão cada vez mais automatizadas, sendo que agora as máquinas ficam responsáveis pelas tarefas repetitivas. Em razão disso, alguns cargos estão sumindo e muitos outros deverão surgir.
Profissões do futuro deverão ganhar cada vez mais espaço, e já abrem demanda por trabalhadores especializados em determinadas áreas, como desenvolvimento, pesquisa, análise, segurança de dados, nanotecnologia, inteligência artificial, design, robótica e realidade virtual.
Mudanças na demanda de consumo
Antes era a indústria que lançava as tendências de compra para os clientes. Agora o caminho é exatamente inverso, em que as indústrias tiveram que se moldar aos desejos e necessidades dos consumidores.
A Indústria 4.0 enxerga o consumidor como o cerne da cadeia produtiva, em que o próprio cliente deverá prover os insights para aperfeiçoamento de bens e serviços, e isso é o que influenciará na lucratividade da empresa.
Saiba mais: O Lean Manufacturing e sua aplicação com o sistema ERP.
Maior sustentabilidade para a indústria
Hoje ser sustentável é uma discussão que não sai de pauta. É preciso minimizar os impactos ambientais que uma empresa pode gerar. A indústria 4.0 é norteada pela produção inteligente, por isso tem potencial para lidar com a questão.
Ainda que exista uma certa relutância das empresas brasileiras quanto à migração para o modelo da Indústria 4.0, ela será inevitável. Trata-se de uma mudança emergencial, que veio para ficar, e as indústrias terão que se adaptar a ela para ganhar competitividade e garantir sua sobrevivência no mercado.
Tenha o melhor sistema de gestão de empresas com auxílio da Magistech
A Magistech é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão para indústrias. Seu principal objetivo é garantir aos gestores todo auxílio e informação gerencial, otimizando o acesso a dados cruciais na tomada de decisões.
Navegue pelo site para conhecer tudo sobre a Magistech e como ela pode te ajudar na implantação da Indústria 4.0.