Como o ERP auxilia em um sistema de agronegócio

O Brasil é uma terra de muitos adágios, e um dos mais antigos e verdadeiros, tem sua origem nos tempos do descobrimento, enaltece o berço esplêndido formado pela riqueza de seu solo: “em se plantando tudo dá”.

Nas últimas décadas toda esta riqueza natural tem florescido em um potencial extraordinário que, no desdobramento de cada um de seus segmentos, tem influenciado a economia brasileira, levando o país a experimentar um crescimento sem precedentes.

Pode ser que houve um tempo em que viver da terra fosse objeto de preconceito e sinônimo de rudeza. Atualmente as inúmeras atividades que se convencionou em chamar de agronegócios são preciosas e merecem todos os investimentos que têm recebido.

E neste tempo de nova realidade para a agricultura e para a agropecuária, bem como para toda a cadeia produtiva que derivam de suas produções, há uma preocupação justa de procurar acertar na condução dos negócios.

Não obstante às suas particularidades, o agronegócio, da mesma forma que qualquer outra atividade econômica, precisa desenvolver experts, metodologias e cumprir com seus objetivos sociais. Sendo assim, igualmente torna-se cabível o emprego de todos os recursos gerenciais disponíveis para garantir a eficiência nos meios de produção.

Um sistema para agronegócio é composto de variadas atividades meio e um número idêntico de variáveis em seus processos, o que torna árdua e complexa a tarefa gerencial. E como em todo gerenciamento de alta complexidade, o risco de se perder o controle e comprometer a produtividade é quase tangível.

Visando aumentar a eficiência administrativa do agronegócio, a adoção de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode determinar a diferença entre lucro ou prejuízo no final do exercício. Há muitas áreas de gestão que podem ser auxiliadas pelo emprego de um sistema de ERP, dentre as quais se destacam:

– Aumenta a economia em escala, através do uso mais racional de insumos e da alocação adequada de mão obra.

– Integra as atividades da cadeia produtiva em uma única plataforma gerencial.

– Facilita no controle de contratos e de remunerações de tarefeiros e cooperados.

– Controle efetivo do imobilizado, reduzindo o risco de perdas.

– Maior mobilidade por meio do acesso aos dados gerenciais através de um celular ou tablet.

Por meio de um gerenciamento mais preciso, o sistema para agronegócio se tornará mais produtivo e lucrativo. Para uma abordagem diferente em relação às das vantagens do uso de um sistema de ERP na gestão de um agronegócio, vale a leitura do artigo 5 vantagens do sistema ERP para agronegócio.

Para quem busca um sistema de ERP adequado às peculiaridades do agronegócio, a Magistech tem uma solução completa para maior eficiência em um negócio que exige uma gestão de alta performance.

A Magistech, empresa com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP, formada por uma equipe multidisciplinar oriunda da Universidade Federal de Viçosa (MG), possui um histórico de inúmeros cases de sucesso e uma forte vocação para atender o agronegócio.

Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Publicações

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Publicações

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Publicações

Economize até 80% do seu tempo, investimento e preocupações

Transforme a sua operação com quem é referência em ERP. Agende agora a sua avaliação gratuita.

Categorias Principais

Reforma Tributária: começa o período de adaptação fiscal

Sua empresa já está preparada para as mudanças do novo modelo tributário? No dia 1º de janeiro, teve início o período de adaptação da Reforma Tributária, uma etapa fundamental para a transição ao novo modelo de tributação que já está impactando a configuração fiscal e tributária das empresas brasileiras. Essa

Publicação

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Por que um sistema para laticínios é essencial para o crescimento do seu negócio A gestão de um laticínio envolve muito mais do que apenas produzir e vender leite ou derivados. É preciso controlar produção, qualidade, logística, finanças e obrigações fiscais com precisão. Sem um sistema para laticínios, o risco

Publicação

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Os laticínios estão cada vez mais pressionados pelos consumidores, indústrias e órgãos regulamentadores para comprovar a qualidade do leite que têm sido produzido. Atualmente, os laticínios são monitorados através de parâmetros como: a Composição do leite, o CCS (Contagem de Células Somáticas), o CBT (Contagem Bacteriana Total) e Resíduos de

Publicação

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Se você é gestor em uma indústria de laticínios, sabe bem como o acompanhamento técnico nas propriedades dos produtores é essencial para garantir a qualidade do leite e atender às exigências sanitárias. Mas também sabe o quanto essa etapa pode ser trabalhosa, demorada e sujeita a erros quando feita de

Publicação

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Entregar produtos com eficiência e segurança é um dos maiores desafios para quem atua no setor de laticínios. Roteiros complexos, entregas em áreas rurais e a falta de registros confiáveis são obstáculos comuns na rotina de muitas empresas. Foi pensando nesses desafios que a Magistech desenvolveu o Magis Entrega, um

Publicação

Reforma Tributária: o que muda para os laticínios e como se adaptar agora

A Reforma Tributária já começou a transformar o cenário fiscal do Brasil e os laticínios precisam ficar atentos. Com a aprovação das leis complementares que regulamentam a nova cobrança de impostos, quem atua na indústria de leite e derivados tem um desafio (e uma oportunidade) pela frente: se adaptar a

Publicação

+20 anos sendo referência em ERP por todo o Brasil

Nós entramos em
contato com você!

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.