A redução de custos dentro de uma empresa é um desafio para os gestores, demandando cuidados diários para que a empresa poupe mais e gaste menos. Para as indústrias, essa ação é essencial para que haja um crescimento dos negócios. Afinal, o cenário ideal para conquistar novos clientes é aumentar, de forma progressiva, a qualidade dos produtos e serviços, reduzindo o tempo e o custo de produção.
Dicas para reduzir os custos dentro da indústria
Mantenha a equipe capacitada
Contar com uma equipe capacitada é um diferencial para que exista uma redução de custos dentro da indústria. Mesmo dispondo de equipamentos de qualidade e boas ferramentas, a ausência de capacitação técnica pode comprometer todo o serviço realizado. Por esse motivo, é de extrema importância que a empresa invista, de forma periódica, na capacitação profissional, individual e coletiva de seus colaboradores.
Padronização dos processos
A padronização de processos é ideal para evitar erros e, caso eles aconteçam, saber exatamente onde ocorreu e por qual motivo. A falta de padrão nos processos dentro das indústrias é a maior causadora de falhas. Dito isso, é necessário manter procedimentos detalhados, guiando, dessa forma, os profissionais durante a execução de suas funções.
Confiabilidade
Com um sistema eficiente de indicadores, o índice de confiabilidade aumenta, que é um dos níveis mais importantes atualmente. Infelizmente, não são muitas as empresas e indústrias que alcançam um nível alto nesse quesito. Para isso, é necessário possuir linhas de produção altamente confiáveis, contendo uma quantidade baixa de falhas, além de um sistema de manutenção rápido.
Custos com manutenção
A manutenção de um equipamento é um processo complicado e que demanda tempo na maioria das vezes, resultando, dessa forma, na pausa ou redução da produção. Pensando nisso, a empresa precisa se atentar para as manutenções preventivas, realizando um planejamento para que ela aconteça. O controle de manutenção é um dos pontos que leva à redução dos custos de uma indústria.
Compartilhe linhas de produção
Em indústrias grandes, a diversidade de peças que são produzidas para um mesmo produto final é maior. Nessa situação, é normal se deparar com diferentes linhas de produção que usam equipamentos iguais para mais de uma finalidade. Com isso, torna-se viável o compartilhamento das linhas de produção, se mostrando uma estratégia em torno da redução de custos.
Leia Mais:
> Como o sistema de gestão ERP pode ajudar no controle de qualidade industrial
> Gestão Integrada: a otimização da indústria 4.0
Sistema ERP
Atividades de produção, atendimento ao cliente, planejamento estratégico e controle de estoque, por exemplo, demandam um gerenciamento eficiente. O sistema ERP torna possível a visualização de todos esses processos de maneira clara, mostrando as informações de cada área individualmente em tempo real. Eliminando os relatórios que, normalmente, levam dias para serem produzidos.
Indústrias que adotam sistema ERP conseguem resolver questões de inventário, design da fábrica, engenharia de produção e outros processos de forma mais rápida, devido a uma maior visibilidade do problema e por saber exatamente quais processos o problema em questão está interferindo. Contar com esse sistema contribui de forma significativa com a redução de custos, devido à redução de falhas e rápida solução de problemas.
Desenvolva um sistema de ERP para a sua indústria na Magistech
Se o sistema de gestão de sua empresa não está mais atendendo às expectativas do seu negócio, o ideal é trocar por uma versão atual, como o sistema de gestão ERP da Magistech.
A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistema de gestão ERP para a Indústria de laticínios. A empresa tem como principal objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas feitas com a mais alta tecnologia, de acordo com as demandas e exigências que existem atualmente no mercado.