O produtor rural sabe que a gestão de produção de leite não é tarefa fácil, já que envolve uma série de questões que vão, inclusive, para além dos limites da fazenda.
Além de organizar a propriedade internamente — produção, finanças, pessoal etc. —, o produtor deve estar atento à organização do setor na região onde se encontra, como comercialização, distribuição, entre outros aspectos.
Pareceu complicado? Então, siga a leitura do post e confira as 4 dicas que separamos, para que você consiga uma gestão eficiente de produção de leite em sua propriedade. Vamos lá?
1. Conhecimento profundo sobre a propriedade rural
Esse é o início de tudo. É praticamente impossível administrar algo sobre o qual não se tenha conhecimento profundo.
Em uma propriedade rural, é fundamental ter o domínio de aspectos como:
- clima;
- condições topográficas do terreno;
- mercado consumidor da região;
- informações detalhadas sobre o cultivo ou, no caso da produção de leite, sobre o gado leiteiro.
A partir dessas informações, é possível fazer um planejamento da fazenda e da produção e traçar uma estratégia de trabalho.
2. Gerenciamento de pessoal e de informações técnicas
O chamado sistema leiteiro envolve o trabalho de muitas pessoas, que farão a diferença no sucesso da propriedade. O gerente da fazenda deve fazer essa gestão, ajustando cada pessoa à sua tarefa ou função.
Além disso, ele precisará ter capacidade para lidar com questões técnicas, afinal é o gerente quem recolhe as informações internas e externas à propriedade para a tomada de decisão. Cabe a ele realizar o controle de registro de custos da produção, a elaboração de laudos de entrada e saída do produto, a verificação do volume de leite extraído etc.
Sendo assim, o gerente da fazenda precisa ter algumas características essenciais para desempenhar esse papel. Conheça-as:
Bom relacionamento com as pessoas
O gerente influencia fornecedores, compradores e empregados. Exatamente por isso, ele deve saber ouvir e demonstrar conhecimento e segurança sobre os processos que envolvem a produção de leite.
Boa comunicação
O gerente da fazenda deve transmitir conhecimento e fazer com que toda a equipe se envolva no trabalho para que as metas e resultados sejam alcançados.
Tranquilidade para resolver problemas
O gerente é um tomador de decisões. Ele precisa ter informações suficientes para, por exemplo, decidir sobre locação de recursos, custos, aumento da rentabilidade, entre outros temas.
3. Formulação de estratégias e metas
Com um bom planejamento, é possível avaliar de maneira antecipada qual o melhor caminho para o sucesso da produção. Além disso, é possível antecipar problemas, dificuldades e, ainda, as soluções viáveis.
O planejamento de metas e resultados deve responder a 4 perguntas básicas:
- Onde chegar?
- Como fazer?
- O que fazer?
- Com quais parceiros?
4. Sistema de gestão de agronegócios
Com tantas questões a serem levadas em consideração, a implantação de um sistema de gestão (ERP) para o agronegócio tem se mostrado uma ótima alternativa na gestão de produção de leite, inclusive na redução de custos e aumento da rentabilidade. Confira algumas possibilidades:
- controle do pagamento do leite fornecido pelos produtores rurais;
- cadastro de análises da qualidade do leite;
- levantamento — inclusive via celular — dos volumes coletados;
- coletor de dados que elimina a necessidade da digitação;
- gerador de relatórios com recursos gráficos;
- controle do pagamento dos transportadores de leite por volume coletado, quilômetro rodado, viagens etc.;
- flexibilidade de pagamento do leite por meio de proventos e descontos, com inúmeras fórmulas de cálculos que podem ser criadas livremente pelo usuário.
E então, gostou de nossas dicas sobre eficiência na gestão de produção de leite? Quer saber mais sobre o assunto? Siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin com informações importantes para sua empresa!