O 5G como grande aliado da transformação digital e indústria 4.0

Muito se fala sobre a adoção da rede 5G de internet no Brasil. Saiba mais sobre a relação entre transformação digital e Indústria 4.0, e veja como o sistema de gestão pode auxiliar sua indústria nesse processo.

Saiba mais: 8 principais tendências da transformação digital para 2020.

Alguns países já estão tirando proveito das vantagens da rede 5G de internet. Por aqui, a adoção ainda requer investimentos em infraestrutura, licenciamento para que as operadoras possam trabalhar com a tecnologia, além de alguns testes.

Benefícios do 5G para a adoção da Indústria 4.0

A nova geração de rede apresenta diversos benefícios, sendo os principais: maior segurança, baixa latência (ou seja, tempo de resposta mais rápido) e estabilidade. No geral, a rede 5G pode ser entendida como um dos meios de facilitar a adesão da Indústria 4.0.

Os benefícios do 5G ajudam o setor industrial a conquistar maior conectividade, o que otimiza a conexão entre equipamentos e o uso de máquinas mais inteligentes, além da facilidade para armazenamento de dados e diversas outras vantagens para a adaptação das indústrias brasileiras ao conceito 4.0.

Para a indústria, as redes de internet utilizadas atualmente não deixam de ser eficientes, porém demandam grande quantidade de cabos para funcionarem adequadamente. A rede 5G é transformadora por ser uma rede sem fio, além de tornar a velocidade da produção muito maior e tornar a indústria apta ao uso de novas tecnologias, como a realidade aumentada.

Rede 5G e Tecnologia da Informação (TI) em indústrias

Um dos principais pontos com relação à vantagem do 5G para a indústria está no casamento que há entre a área de TI e a área de operações (chão de fábrica), dando origem à TO (Tecnologia Operacional).

Graças à tecnologia envolvida pela rede 5G, a transferência de dados poderá atingir proporções que, até então, eram inimagináveis. Com TI e TO em plena harmonia, as informações podem tornar-se cada vez mais valiosas no sentido de aumentar a produtividade e a segurança dentro da indústria.

Para além disso, o conceito de Network Slicing (ou fatiamento de rede) também será uma novidade que o 5G trará para as indústrias futuramente. Por meio do 5G será possível separar a rede em determinados segmentos ou objetivos.

Dessa forma, será possível potencializar a velocidade de resposta de um determinado ativo da indústria levando em consideração as necessidades do momento.

5G e a indústria do leite e do agronegócio

Por conta da baixa latência da rede 5G (ou seja, tempo de resposta mais rápido), há várias possibilidades de melhorias para o agronegócio e a indústria do leite. Os robôs utilizados pela indústria não precisarão mais armazenar dados em um HD, interno ou externo, da indústria. Pelo contrário, as informações poderão permanecer na nuvem, o que possibilita compartilhamento de dados em tempo real e aumenta a eficiência dos robôs.

As máquinas, que estão cada vez mais inteligentes, também terão um tempo de resposta determinado a um comando otimizado. Dessa forma, futuras demandas poderão ser mais personalizadas.

Como o sistema de gestão da Magistech pode ajudar a tornar a indústria mais tecnológica 

A Magistech desenvolveu um sistema de gestão único para, por meio de visão sistêmica e tecnológica, oferecer às indústrias formas de agilizar o acesso a dados fundamentais para a tomada de decisões e incorporação de novas tecnologias pela indústria do leite e pelo agronegócio.

Navegue pelo site para saber mais sobre o que a Magistech pode fazer pela indústria.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Publicações

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Publicações

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Publicações

Economize até 80% do seu tempo, investimento e preocupações

Transforme a sua operação com quem é referência em ERP. Agende agora a sua avaliação gratuita.

Categorias Principais

Reforma Tributária: começa o período de adaptação fiscal

Sua empresa já está preparada para as mudanças do novo modelo tributário? No dia 1º de janeiro, teve início o período de adaptação da Reforma Tributária, uma etapa fundamental para a transição ao novo modelo de tributação que já está impactando a configuração fiscal e tributária das empresas brasileiras. Essa

Publicação

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Por que um sistema para laticínios é essencial para o crescimento do seu negócio A gestão de um laticínio envolve muito mais do que apenas produzir e vender leite ou derivados. É preciso controlar produção, qualidade, logística, finanças e obrigações fiscais com precisão. Sem um sistema para laticínios, o risco

Publicação

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Os laticínios estão cada vez mais pressionados pelos consumidores, indústrias e órgãos regulamentadores para comprovar a qualidade do leite que têm sido produzido. Atualmente, os laticínios são monitorados através de parâmetros como: a Composição do leite, o CCS (Contagem de Células Somáticas), o CBT (Contagem Bacteriana Total) e Resíduos de

Publicação

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Se você é gestor em uma indústria de laticínios, sabe bem como o acompanhamento técnico nas propriedades dos produtores é essencial para garantir a qualidade do leite e atender às exigências sanitárias. Mas também sabe o quanto essa etapa pode ser trabalhosa, demorada e sujeita a erros quando feita de

Publicação

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Entregar produtos com eficiência e segurança é um dos maiores desafios para quem atua no setor de laticínios. Roteiros complexos, entregas em áreas rurais e a falta de registros confiáveis são obstáculos comuns na rotina de muitas empresas. Foi pensando nesses desafios que a Magistech desenvolveu o Magis Entrega, um

Publicação

Reforma Tributária: o que muda para os laticínios e como se adaptar agora

A Reforma Tributária já começou a transformar o cenário fiscal do Brasil e os laticínios precisam ficar atentos. Com a aprovação das leis complementares que regulamentam a nova cobrança de impostos, quem atua na indústria de leite e derivados tem um desafio (e uma oportunidade) pela frente: se adaptar a

Publicação

+20 anos sendo referência em ERP por todo o Brasil

Nós entramos em
contato com você!

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.