A decisão de adquirir um sistema de gestão para a sua empresa constitui uma tarefa complexa.
Existem diversos aspectos a serem considerados que vão muito além do investimento financeiro. Isso quer dizer que gestores devem basear sua decisão em fatores como a capacidade de atendimento da demanda, possibilidade de customização e a disponibilidade de um serviço de esclarecimento de dúvidas e solução de problemas.
Mas porque o suporte técnico é tão importante? Se você tem essa dúvida, não se preocupe! Listamos abaixo alguns pontos essenciais que irão te mostrar a importância do setor:
Favorece o processo de migração
Antes que a sua equipe possa usufruir de todos os benefícios oferecidos por uma nova ferramenta, é necessário iniciar o processo de migração. Sem o devido planejamento e cuidado, podem ocorrer imprevistos que afeta o cronograma de implementação.
Para evitar esse cenário, a equipe de suporte é responsável por conduzir testes e manter a integridade dos arquivos e registros. Isso acontece principalmente quando a empresa utiliza somente controles manuais, que estão sujeitos a erros e passa adotar uma ferramenta informatizada.
Contribui para a solução de problemas
O atendimento do suporte técnico do sistema é fundamental para fornecer solução rápida e ágil para possíveis problemas, evitando, assim, interrupção das atividades e atrasos no trabalho.
Mantém a ferramenta atualizada
Um dos principais motivos para investir nesse tipo de solução é a busca de eficiência em atividades relacionadas:
• ao controle contábil;
• a folha de pagamento;
• as transações de compra e venda;
• a apuração dos resultados financeiros.
Como podemos notar, os exemplos acima estão relacionados a atividades relacionadas a questões fiscais, contábeis e tributárias que estão sujeitas a penalidades legais em caso de erros. Por isso, é uma medida que garante o pagamento correto de obrigações e impostos.
Ajuda a orientar a equipe
Como dissemos anteriormente, um sistema deve ser capaz de atender diversos aspectos legais, especialmente nas exceções e diferenças de tributação entre os estados. Em outras palavras, sempre que há mudanças dessa natureza e a equipe de suporte técnico do sistema deve estar preparada para esclarecer dúvidas.
A realização de treinamentos também é uma prática adotada para introduzir as funções do programa, mostrando o seu funcionamento na prática.
Ajuda a identificar oportunidades de melhorias
Muitos dos aprimoramentos aplicados em sistemas ERP têm origem em demandas individuais dos clientes. Como o suporte técnico do sistema tem contato direto com clientes e usuários, é essencial valorizar as opiniões recebidas.
Por isso, a atenção ao feedback recebido pode se revelar uma fonte importante de ideias que melhoram o desempenho da gestão e ajudam na execução das tarefas do dia a dia. Esse é um conceito que beneficia tanto as empresas de sistemas como os usuários.