A gestão de qualidade é um dos pontos centrais de qualquer Indústria alimentícia. Afinal, o objetivo principal de quem produz alimentos é a satisfação do cliente com relação ao produto e a segurança alimentar do consumidor está completamente atrelada a qualidade do alimento que será consumido.
Além do mais, com o crescimento da produção e do comércio de alimentos, a gestão de qualidade se faz cada vez mais necessária durante os processos industrial. O PAC (Programas de Autocontrole) surgiu a partir dessas necessidades e se tornou uma das principais ferramentas na gestão de qualidade das Indústrias Alimentícias.
Programa de Autocontrole (PAC) para laticínios
Os PAC’s foram estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos estabelecimentos de leite e derivados com o objetivo de padronizar e estabelecer critérios para a verificação de programas como os Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e Boas Práticas de Fabricação (BPF).
A regulamentação dos PAC’s é realizada por meio do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, Art. 10, que defini os Programas de Autocontrole como: “programas desenvolvidos, procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a assegurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos seus produtos, que incluam, mas que não se limitem aos programas de pré-requisitos, BPF, PPHO e APPCC ou a programas equivalentes reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”. Além disso, os PAC’s auxiliam na gestão de dados gerados através de monitoramentos, garantindo a melhoria contínua do processo produtivo.
Principais pré-requisitos legais do PAC
BPF – Boas Práticas de fabricação: “condições e procedimentos higiênico sanitários e operacionais sistematizados, aplicados em todo o fluxo de produção, com o objetivo de garantir a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos de origem animal; ” (Art. 10º, VIII do Decreto nº 9003/2017)
PPHO – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: “procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evita a contaminação direta ou cruzada do produto e preserva sua qualidade e integridade, por meio da higiene, antes, durante e depois das operações;” (Art. 10º, XVI do Decreto nº 9003/2017)
APPCC – Procedimento Operacional Padrão: “sistema que identifica, avalia e controla perigos que são significativos para a inocuidade dos produtos de origem animal;” (Art. 10º, II do Decreto nº 9003/2017)
Mas o que são considerados elementos de controle?
- Manutenção: Equipamentos, instalações e utensílios em geral; Iluminação; Ventilação;
- Águas Residuais e Calibração e aferição de instrumentos;
- Água de Abastecimento;
- Controle Integrado de Pragas;
- Higiene Industrial e Operacional;
- Higiene e hábitos higiênicos dos funcionários;
- Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO) – Higiene Industrial e Operacional;
- Controle da matéria prima, ingredientes e material de embalagem;
- Controle de temperaturas;
- APPCC;
- Análises laboratoriais (microbiológicos e físico-químicos);
- Controle de formulação de produtos e combate à fraude;
- Rastreabilidade e recolhimento;
- Respaldo para certificação oficial;
- Bem-estar Animal;
- Identificação, remoção, segregação e destinação do material especificado de risco (MER).
Como fazer o controle do PAC com facilidade utilizando um sistema de gestão?
Com o auxílio de um sistema integrado de gestão, você será capaz de automatizar processos que, muitas vezes, são feitos em papel e planilhas complexas e que não oferecem os indicadores necessários para uma boa gestão. Por meio de um sistema de gerenciamento e um aplicativo para registro de vistorias, faça todo o controle de qualidade de forma ágil e registre dados que se transformarão em gráficos, relatórios e Business Intelligence.
Dê adeus à papelada e digitalize os processos de qualidade do seu laticínio com um sistema que irá otimizar seu tempo e te fornecer informações confiáveis sobre a produção.
Conte com a Magistech para um controle de qualidade contínuo, eficiente e inteligente. Tenha dados reais e completos para análises de negócio e gestão.