BI e ERP: entenda a relação entre os dois

BI e ERP — essas duas siglas podem e devem trabalhar interligadas. Juntas, elas permitem um controle maior de sua empresa, auxiliando em diversas ações a serem tomadas. Além disso, sua interligação possibilita que a companhia usufrua de outras vantagens, as quais podem representar um diferencial no mercado.

O ramo empresarial demanda, cada vez mais, evoluções tecnológicas. A dinamização do mercado e a rapidez da circulação de informações obrigam os diretores de empresas a se modernizarem. Interligar o BI com o ERP é um passo importante nessa renovação.

Para saber mais sobre o que significam essas siglas e quais são os benefícios dessa interligação, confira o conteúdo a seguir. Boa leitura!

O significa BI e ERP?

O ERP é um software de gestão que interliga as informações de diversos departamentos de uma empresa, deixando-as aptas a serem acessadas de qualquer local da companhia. Assim, os dados de todos os setores ficam em um único lugar e sempre atualizados.

No entanto, esses números precisam ser analisados de forma mais aprofundada para gerarem informações valiosas. É nessa etapa que o BI torna-se importante.

Essa ferramenta processa os itens gerados pelo ERP e transforma-os em informações mais completas, cruzando esses dados com outras fontes de informação e analisando padrões.

Por exemplo: enquanto o ERP coleta dados, como o número de vendas e os custos de um determinado produto, o BI usa esse conhecimento para calcular o lucro desse item, comparar com períodos anteriores e entender como o mercado está aceitando esse artigo.

Essa junção confere grande agilidade, precisão e controle de todos os seus segmentos, aumentando a sua performance.

 

 

Quais as vantagens de interligar o BI com o EPR?

Maior eficiência da força de trabalho

As informações em tempo real do ERP economizam tempo na coleta desses dados. Tendo isso em mãos, os sistemas de BI conseguem interpretá-los e auxiliar as ações tomadas pela empresa.

Por exemplo: se os dados do estoque revelarem que um tipo de produto está parado há muito tempo, e o BI mostrar que, nesse período, o mercado normalmente fica estagnado, a equipe de marketing pode realizar promoções ou divulgações desse artigo a fim de tirá-lo do depósito. Além disso, no mesmo período do ano seguinte, essa informação pode ser útil para que esse item não seja reposto.

Detalhamento de relatórios

Os ERPs propiciam um relatório extremamente fiel e detalhado sobre a sua empresa. Em vez de se limitar a planilhas diversas para cada setor, essa ferramenta permite a geração de uma análise mais esmiuçada pelo BI e, com isso, um conhecimento maior não só de sua empresa e de seus processos, mas também de seus clientes.

Dessa forma, adequações podem ser feitas, visando ao melhor rendimento da organização. É possível, por exemplo, realizar um monitoramento automático do perfil dos compradores, gerando informações detalhadas sobre eles — idade, localização, histórico de compras etc. — a fim de categorizar os tipos de consumidor e auxiliar a equipe de marketing a gerar anúncios específicos para cada uma dessas classes. Afinal, as ferramentas de BI conseguem cruzar dados de fontes, como as de analytics de web.

Redução de custos

Essa diminuição de custos se dá, principalmente, em razão do aumento da eficácia da empresa. Tendo todo esse panorama, é possível gerar métricas de performance, ter informações consolidadas de maneira automática, além de gerar gráficos.

Ademais, essas ferramentas são capazes de fazer uma análise preditiva, ou seja, traçam um parâmetro futuro e verificam se haverá alguma mudança de cenário, ajudando a empresa a se preparar para o amanhã.

A tecnologia evolui rapidamente, beneficiando muito as companhias, mas é preciso se modernizar para usufruir dessas vantagens. Alinhar BI e ERP em sua companhia é um passo importante nessa renovação, pois muitos são os benefícios que essa associação produz, o que torna o seu negócio mais competitivo. Todos os dados gerados e analisados por essas ferramentas auxiliam sua empresa a tomar decisões rápidas e precisas, ganhando tempo e economizando recursos.

Gostou deste post? O que você achou da união de BI e ERP? Entre em contato conosco para esclarecer qualquer dúvida!

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Publicações

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Publicações

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Publicações

Economize até 80% do seu tempo, investimento e preocupações

Transforme a sua operação com quem é referência em ERP. Agende agora a sua avaliação gratuita.

Categorias Principais

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Por que um sistema para laticínios é essencial para o crescimento do seu negócio A gestão de um laticínio envolve muito mais do que apenas produzir e vender leite ou derivados. É preciso controlar produção, qualidade, logística, finanças e obrigações fiscais com precisão. Sem um sistema para laticínios, o risco

Publicação

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Os laticínios estão cada vez mais pressionados pelos consumidores, indústrias e órgãos regulamentadores para comprovar a qualidade do leite que têm sido produzido. Atualmente, os laticínios são monitorados através de parâmetros como: a Composição do leite, o CCS (Contagem de Células Somáticas), o CBT (Contagem Bacteriana Total) e Resíduos de

Publicação

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Se você é gestor em uma indústria de laticínios, sabe bem como o acompanhamento técnico nas propriedades dos produtores é essencial para garantir a qualidade do leite e atender às exigências sanitárias. Mas também sabe o quanto essa etapa pode ser trabalhosa, demorada e sujeita a erros quando feita de

Publicação

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Entregar produtos com eficiência e segurança é um dos maiores desafios para quem atua no setor de laticínios. Roteiros complexos, entregas em áreas rurais e a falta de registros confiáveis são obstáculos comuns na rotina de muitas empresas. Foi pensando nesses desafios que a Magistech desenvolveu o Magis Entrega, um

Publicação

Reforma Tributária: o que muda para os laticínios e como se adaptar agora

A Reforma Tributária já começou a transformar o cenário fiscal do Brasil e os laticínios precisam ficar atentos. Com a aprovação das leis complementares que regulamentam a nova cobrança de impostos, quem atua na indústria de leite e derivados tem um desafio (e uma oportunidade) pela frente: se adaptar a

Publicação

Gestão inteligente: como manter seus compradores de laticínios por mais tempo

No mercado de laticínios, vender bem vai muito além da qualidade do leite. A experiência do comprador, a confiabilidade na entrega e a consistência do produto são fatores que definem se o cliente vai continuar comprando de você ou buscar outro fornecedor. É nesse ponto que entra o ERP: uma

Publicação

+20 anos sendo referência em ERP por todo o Brasil

Nós ligamos para você!

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.