Nos últimos tempos, é possível perceber o quanto o sistema de gestão ERP tem sido adotado por empresas de diferentes segmentos e portes, como os distribuidores e atacadistas, que sempre se deparam com grandes desafios.
O setor vem se destacando por conta do seu faturamento bastante relevante. Segundo pesquisa da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), ele superou os R$ 218 bilhões só no ano de 2015 em mais de um milhão de pontos de venda, 355 mil colaboradores e uma participação de 50,6% no mercado mercantil.
Apesar de todo esse avanço importante para a economia brasileira, o setor não deixa de ser competitivo. Por esse motivo, é de suma importância que os gestores de distribuidoras e atacadistas adotem o ERP.
Por meio desse software, é possível tornar o processo de vendas mais ágil, desde a solicitação dos pedidos até a entrega dos produtos, além de otimizar o setor de estoque e outros benefícios.
Como o ERP pode ajudar aumentar a rentabilidade de sua distribuidora e atacadista
Contar com o sistema de gestão ERP fará a sua distribuidora e atacadista lucrar muito mais. Além de suprir com eficiência as necessidades do seu empreendimento, o ERP controla todas as informações gerenciais, permitindo mais agilidade nas tomadas de decisões por parte do gestor.
A rotina do dia a dia da organização segue de modo mais ágil e seguro. Isso acontece por conta do sistema ERP para empresas, que otimiza os processos e em seguida transmite informações integradas e em tempo real, sem contar que o processo de compra e venda ajuda no aumento da rentabilidade.
O sistema ERP conta com funções que permitem a centralização de todas as informações e deposita todos os dados em uma só plataforma, permitindo que tanto gestores como colaboradores tenham acesso a elas.
O ERP automatiza todos os processos, tornando o setor de produtividade mais ágil, eliminando o retrabalho e reduzindo custos desnecessários para a distribuidora e atacadista. Sendo assim, torna-se possível obter informações mais transparentes.
Trocar o software antigo por uma versão ERP atual será uma ótima solução
O sistema de gestão é muito importante para as empresas, não importa o segmento ou o seu porte. Mas, se o software antigo já não tem condições de suprir as necessidades de sua distribuidora e atacadista, é essencial que seja substituído por uma versão atual.
Saber quando trocar um software antigo por um ERP é a melhor estratégia é determinante para que a empresa tenha acesso a todas as funcionalidades que sejam capazes de controlar e organizar os processos.
O sistema permite integrar e unificar diferentes informações e tem total controle do fluxo de caixa, setor financeiro, estoque, compra e venda, área contábil, recursos humanos e outros.
Conheça cinco vantagens de migrar para o ERP e deixar as velhas planilhas
Se a sua intenção é abrir o seu próprio negócio, é preciso ter em mente que independentemente do segmento do seu empreendimento, o mercado conta com consumidores que são muito exigentes e a competitividade que não deixa de existir no mercado.
Portanto, para atender às necessidades do seu público-alvo e o mercado competitivo, nada melhor que entender as vantagens de migrar das planilhas para um sistema ERP.
Redução de custos
O ERP ajuda na redução dos custos, cumprindo prazos estabelecidos e gerando confiança no repasse das informações.
Maior organização
A organização conseguirá atingir todos os objetivos e poderá prever possíveis falhas que possam atrapalhar o bom andamento do seu negócio.
Estratégias
As ameaças de riscos que podem afetar o setor financeiro são todas reduzidas, possibilitando uma melhor gestão financeira.
Planejamento
Com o ERP, as informações se tornam mais transparentes, o que permite ao gestor elaborar planejamentos convictos.
Comunicação com outros softwares
O ERP pode ser agregado a outras ferramentas, de modo a otimizar a produtividade da empresa.
A Magistech é uma empresa especializada em sistema de gestão ERP para todo tipo de empresas, como o sistema para laticínios que foi desenvolvido para as indústrias. Sempre com o propósito de superar todas as suas expectativas e garantir que elas tenham condições de ter ainda mais sucesso no mercado.