Com a chegada do final do ano, surgem excelentes oportunidades para atrair mais clientes e aumentar as vendas. Nesse período, os gestores abastecem seus estoques com a expectativa de que suas mercadorias sejam vendidas entre o Natal e o Ano Novo.
Para que isso ocorra, é necessário todo um planejamento voltado para a gestão de estoque para criar medidas que possam contribuir para que o estabelecimento não fique vulnerável à perda de clientes por falta de produtos em estoque.
Toda empresa, independentemente do segmento, precisa ter a sua gestão de estoque muito bem planejada, de modo que não aconteça o imprevisto de faltar ou haver excesso de produto, dois fatores que trazem grandes prejuízos para o empreendimento.
É primordial que as empresas busquem conhecer quais são as preferências do seu público, como quais os produtos eles mais gostam e o total gasto em cada pedido, pois essa é uma boa pedida para evitar mercadorias paradas no estoque.
Após o término do final de ano, os gestores podem criar estratégias de ofertas para as mercadorias que não tiveram saída no período das comemorações.
Por essa razão, é de suma importância o gestor ter clareza do que existe em seu estoque. Assim, será possível criar estratégias mais consistentes de vendas.
Como planejar a gestão de estoque do seu negócio com o ERP
Os empresários sabem que o crescimento das vendas de seu negócio depende do controle e da organização de sua gestão de estoque. Por esse motivo é que conheceremos algumas sugestões que poderão ajudar a estruturar esse setor.
A primeira é abrir mão de métodos tradicionais e ultrapassados e apostar em um sistema de gestão ERP. Trata-se de um software que conta com diversas funcionalidades que permitem controlar todos os processos de armazenamento de dados e informações, além de comprovar como o ERP ajuda na gestão de compras e estoque.
Com o sistema ERP, é possível prevenir a insatisfação dos clientes. A solução tem como objetivo ajudar no gerenciamento dos processos relacionados aos departamentos existentes dentro da organização, como estoque, RH, compras, contas a pagar e receber, caixa, notas fiscais e cadastros, entre outros.
Como tornar o departamento de compras mais eficiente
A gestão de compras e o estoque são dois departamentos que caminham lado a lado. São eles os responsáveis pela organização que, por sua vez, permite um crescimento relevante da empresa, maior produtividade e melhores lucros.
Saber como otimizar o departamento de compras de maneira eficiente é mais uma necessidade latente das empresas. Portanto, para tornar melhor a produção da sua empresa, o ideal é investir no ERP, pois, por meio dele, o gestor e os colaboradores poderão ter acesso a informações precisas, além tomar decisões com mais praticidade.
Uma gestão de compras eficiente ajuda a acabar com possíveis erros e falhas que podem interferir no processo de produtividade. Por isso, é de suma importância que os gestores apostem no sistema de gestão ERP, que irá manter o controle de dados e informações e armazená-los de modo seguro e prático em uma única plataforma.
A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema de gestão ERP para empresas de pequeno, médio e grande porte de diferentes segmentos, como o sistema para laticínios, voltado para as indústrias de produtos lácteos, sendo capaz de melhorar poderosamente as atividades e recursos da organização, o que pode impactar positivamente em seus resultados.