O PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) é um conceito moderno aplicado à administração de uma empresa com o fim de sistematizar e coordenar as etapas e controlar processos envolvidos em uma linha de produção.
O PPCP, muito além da proposta conceitual, deve aumentar a eficiência na alocação e gestão de mão de obra, no investimento e na operação de maquinários, na administração da compra de insumos, prazos e gargalos contidos na operação produtiva. A real expectativa da aplicação do PPCP a uma cadeia de produção é o aumento e a regularidade da produtividade, através da solução de problemas rotineiros como eventos dependentes e flutuações estatísticas que interferem na capacidade de produção da empresa.
Planejamento: a palavra de ordem
O planejamento deve compor a essência da operação de qualquer empresa. Planejar as ações e antecipar as dificuldades e oportunidades pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Através de um planejamento é possível estabelecer um plano linear do empreendimento, permitindo a compreensão de como se concretiza o objetivo social do negócio.
Programação: tangibilizando as ideias
A partir do planejamento, o próximo passo é trazer para a ação tudo o que foi delineado na etapa anterior. É fundamental a extração do plano para o projeto, de forma que as ações obedeçam aos cronogramas definidos. Os prazos acertados com fornecedores internos e externos, os membros de cada equipe precisam ter ciência e compromisso com as etapas das quais participam, e a cadeia de produção deve funcionar em sua plenitude para satisfazer o planejamento e alcançar seus objetivos.
Controle: aparando as arestas
Após dar início à operação é hora de verificar a ocorrência de problemas ou irregularidades na linha produção. No planejamento foram elaboradas as etapas de produção e na etapa de controle cabe a fiscalização da linha de produção até a entrega do produto finalizado, corrigindo a ocorrência de eventos dependentes para garantir tanto as metas de qualidade quanto os prazos de entrega.
Produção: a magia do processo
Um bom produto, literalmente, será o resultado do bom planejamento, de uma programação eficiente e de um controle bem feito. Todas as etapas da cadeia produtiva se justificam na entrega de um produto de qualidade no tempo estabelecido.
A padronização de processos é a garantia de que os investimentos feitos no negócio produzam os resultados almejados: qualidade em produtos e serviços, e a lucratividade. Por isso, é fundamental investir na sistematização do padrão de processos que, na maioria dos casos, a melhor opção é a contratação de um sistema de gestão ERP, para garantir manutenção e a renovação dos processos produtivos, evitando as oscilações estatísticas e promovendo a difusão adequada de know how, cumprimento dos prazos, e nível de qualidade.
A Magistech, formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais formados pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP, e com inúmeros cases de sucesso, criaram uma solução completa para maior eficiência na gestão de processos de empresas de vários segmentos.
Para conhecer a solução integrada desenvolvida pela Magistech visite o website e veja como a experiência da Magistech pode contribuir para aprimorar os processos internos de sua empresa.
Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?