Você sabe o que é uma Base ERP e a sua diferência para o SAP?
No mundo corporativo há uma imensidão de siglas para descrever ações, processos e sistemas. É natural que, vez ou outra, alguém faça confusão entre tantas abreviações.Uma confusão comum é que acontece entre a compreensão de ERP e o sistema SAP. Sistemas de gestão com propostas distintas e cujos conceitos podem facilmente proporcionar o esclarecimento capaz de desfazer qualquer equívoco sobre suas funções ou mesmo seu significado.
SAP – Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados
A SAP é uma empresa de origem germânica, que teve início em 1972, através a iniciativa empreendedora de cinco engenheiros, ex-funcionários da IBM (International Business Machines), na cidade de Walldorf, Alemanha.
A SAP foi criada para desenvolver sistemas de dados para a gestão de empresas. O nome do sistema SAP é a abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, em alemão, que traduzido para o português como Sistema de Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.
De uma pequena empresa, em suas quatro décadas de história, a SAP cresceu a ponte de se tornar uma organização de atuação global, empregando quase 80 mil funcionários. Atualmente, a SAP lidera o mercado mundial de soluções para gestão empresarial.
O produto mais importante da empresa é seu sistema integrado de gestão empresarial o sistema SAP ERP, um software desenvolvido para unificar processos gerenciais
ERP – O sistema gerencial
O ERP gerencial e a base ERP são utilizados em larga escala em todo o mundo
Foi a própria SAP quem desenvolveu o conceito original do ERP (Enterprise Resource Planning) – Sistema Integrado de Gestão, uma tradução livre para a língua portuguesa que guarda relação estreita com o conceito do aplicativo, qual seja, uma solução sistêmica que integra e automatiza todos os processos desenvolvidos em uma organização empresarial.
Partindo deste conceito, o sistema ERP está mais para um método de gestão empresarial desenvolvido ao se tomar a padronização de normas para formar a unicidade de um mecanismo. Este mecanismo unificado pode ser a empresa inteira gerida uniformemente com base em uma base unificada de processamento de dados, ou há a possibilidade de empregar a metodologia sistêmica ERP de modulada, integrando os processos de um, ou alguns setores da empresa. A principal característica do ERP é que todos os aplicativos compartilham a mesma base de dados, capaz de executar múltiplas funções.
Com essa compreensão, o Sistema Integrado de Gestão (ERP) foi inicialmente desenvolvido pelo pioneirismo da SAP, tornando-se seu “carro chefe”. Contudo, a difusão desta metodologia propiciou que outras empresas desenvolvessem novos sistemas, por vezes, mais adequados a uma atividade específica, a uma empresa menor, ou mesmo em função de uma realidade econômica ou fiscal diferenciada. Assim, o sistema ERP é o mesmo que SAP, e desenvolvem a mesma função.
Uma gestão integrada
A gestão integrada dos processos de uma empresa não é fácil de ser desenvolvida sem que haja a automatização das informações. Por isso, o caminho é a contratação de um sistema ERP, que resultará na padronização dos processos, reduzindo etapas nos processos, gerando economia em escala, e garantindo maior controle na gestão e aumento na produtividade.
O sistema de gestão integrada Magistech
Por isso, ao decidir pela adoção de um sistema ERP, é fundamental escolher um aplicativo que seja adequado ao ramo de atividade, de uma empresa sólida e que tenha capacidade para oferecer treinamento para a equipe que vai utilizar o sistema, e um suporte técnico que responda em tempo às necessidades da organização.
A Magistech, formada por uma equipe multidisciplinar de profissionais formados pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP, e com inúmeros cases de sucesso, criaram uma solução completa para maior eficiência na gestão de processos de empresas de vários segmentos.
Para conhecer a solução integrada desenvolvida pela Magistech visite o website e veja como a experiência da Magistech pode contribuir para aprimorar os processos internos de sua empresa.
Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP Gerencial e base ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?