São muitas as empresas que implementam sistemas empresariais para obter acesso a informações de maneira rápida e precisa. Esse é uma forma de ter mais conhecimento dos negócios com o objetivo de aumentar a produtividade dos funcionários e minimizar a duplicação dos dados ou se livrar de dados desnecessários. Mas muitas destas empresas não entendem a diferença entre os tipos de sistemas para empresas. Os sistemas de gestão empresarial também podem permitir que uma empresa reduza o custo com TI e minimize a digitação manual das informações.
Esses atributos do sistema de gestão oferecem vantagens bem específicas, como suporte ao trabalho em equipe e com isso alcançando maior colaboração e eficiência dos funcionários, melhor resposta ao mercado e a alta qualidade dos processos.
Mas o que é esse sistema de gestão?
Os sistemas de gestão são ferramentas usadas pelas empresas que precisam otimizar seus recursos, tanto financeiros quanto humanos. Essas ferramentas ajudam no controle geral da organização, e mantém o fluxo de informação acurado para garantir precisão das informações.
Os diferentes tipos de sistemas de gestão servem para que as empresas integrem todos os processos empresariais, como logística, tanto a de entrega quando a de abastecimento da matéria-prima, produção, vendas, contas a pagar e receber, contabilidade, etc. Permitem que o acesso aos dados confidenciais seja alçado de acordo com a hierarquia de cada funcionário, evitando assim o vazamento de informações sensíveis, aos concorrentes ou qualquer interessado externo.
Existem alguns tipos de sistemas para empresas, porém os mais importantes a serem destacados são os ERP e CRM, que possuem finalidades diferentes, mas são considerados essenciais para todo negócio. As organizações optam normalmente por ter os dois modelos para que um complemente o outro. Isso permite as empresas substituir inúmeros sistemas independentes que não integram entre si, atravancando os processos, enquanto estes dois modelos citados podem ser integrados.
Os tipos de sistemas de gestão funcionam da seguinte forma, o CRM (Customer Relationship Management) tem a finalidade de potencializar a produtividade da área de vendas, para garantir a efetividade nos relacionamentos com os clientes e conseguir um crescimento nas vendas.
O ERP (Enterprise Resource Planning) funciona de maneira mais ampla, é um sistema completo que permite a integração tanto da parte financeira quanto da área de recursos humanos da empresa. O compartilhamento das informações acontece de maneira natural, os módulos são desenvolvidos para atender todas as necessidades de integração. É possível realizar a gestão de custos, de qualidade, de estoque e várias outras demandas, além disso os ERPs oferecem suporte para a customização de cada módulo ou funções de maneira para auxiliar no alcance dos objetivos das empresas.
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