Ter uma empresa exige total controle, o que, em grande parte das vezes, os gestores não conseguem ter por estarem envolvidos com outras tarefas e não sobrar tempo para assistirem mais de perto o andamento das atividades relacionadas aos diversos setores existentes na corporação.
Além do mais, o dia a dia de uma empresa conta com uma infinidade de atividades que, em dado momento, tornam-se mais difíceis, o que começa a exigir atenção por parte tanto do gestor quanto dos colaboradores, principalmente se ainda fazem uso de planilhas, que podem dificultar o andamento das tarefas.
Graças ao grande avanço da tecnologia, hoje empresas de pequeno, médio e grande porte já podem contar com o auxílio dos sistemas de gestão, como o ERP e também o Business Intelligence (BI).
Conhecendo melhor o ERP
Os sistemas ERP são construídos com o objetivo de fazer a integração de todos os departamentos e processos da organização em apenas um único sistema, como, por exemplo, os setores de estoque, compra e venda, recursos humanos, fluxo de caixa, finanças, contabilidade, entre outros.
O ERP é um sistema de gestão integrado que se divide em vários módulos para as diferentes áreas da empresa. O software conta com um sistema de dados em que são armazenadas todas as informações geridas pelos departamentos.
O sistema de gestão ERP tem um papel fundamental na gestão de dados de uma empresa. Os principais ganhos com a implantação dos sistemas de gestão ERP estão relacionados ao aumento produtivo da organização, assim como agilidade em todos os processos, geração de relatórios e informações mais rápidas e precisas que contribuem para a tomada de decisão, além das inúmeras vantagens.
Vale lembrar que existem diversos softwares que ajudam muito no crescimento organizacional de uma empresa, como o CRM, que tem como objetivo atuar mais nos setores de vendas e comercial e com os clientes. No entanto, as duas soluções possuem diversos benefícios que podem contribuir com o aumento dos lucros e gerar maior demanda de vendas.
Algumas das principais vantagens dos sistemas de gestão ERP são os seguintes:
- Melhoria na comunicação entre os setores;
- Possibilidade de automação dos processos;
- Redução de retrabalho;
- Diminuição de custos desnecessários;
- Melhora do fluxo de caixa;
- Maior controle de estoque, entre outros.
Conhecendo o BI (Business Intelligence)
O BI, ou inteligência de negócios, como também é chamado, trata-se de um conjunto de ferramentas que tem como finalidade organizar todos os dados e informações de uma organização.
A solução permite ao gestor ter maior visão do volume de vendas e fazer a comparação com o que foi vendido durante o ano. Sendo assim, é possível visualizar todo o fluxo produtivo ou de possíveis compras que são de suma importância para a empresa, além de contribuir com a diminuição de perdas.
Como é possível ver, existem diversas soluções tecnológicas que ajudam no crescimento das organizações, mas dentre elas o ERP é a que mais se sobressai, ou seja, é a preferência de grande parte das organizações.
A Magistech é uma empresa especializada em implantação de inúmeras soluções tecnológicas como o sistema para laticínios e outros tipos de sistema de gestão ERP. Ele atende a empresas de pequeno, médio e grande porte, independente do seu segmento, e seu maior objetivo é ofertar o que há de melhor a todos os seus clientes.