O inventário de estoque é uma ferramenta de sistema de gestão muito eficiente para empresas. Saiba tudo sobre a importância do conceito e como aplicá-lo na indústria.
O inventário de estoque envolve uma listagem dos produtos presentes no estoque de uma empresa. Tal lista classifica cada produto de acordo com o tipo e valor.
Saiba mais: A gestão de estoque ligada a agricultura e agronegócio.
Tipos de inventário
Existe mais de um tipo de inventário para classificação e controle de estoque. São eles:
-
Anual: realizado sempre ao final do ano fiscal;
-
Dinâmico: para identificar uma parte específica de bens;
-
Geral: para identificar todos os bens no uso da contabilidade e gestão de um patrimônio;
-
Rotativo e cíclico: realizado periodicamente, de acordo com a necessidade de cada indústria.
Mas, afinal, qual a importância do inventário de estoque para a empresa?
O inventário de estoque pode trazer várias vantagens dentro de uma empresa. São elas:
-
Diminuição de desperdícios;
-
Redução de perdas;
-
Combate de custos;
-
Aumento da organização do estoque;
-
Otimização no atendimento ao cliente;
-
Melhoria na gestão de estoque;
-
Ajuda no atendimento aos requisitos da legislação.
Quando o estoque inventariado se encontra bem organizado, a indústria passa a lidar melhor com as demandas dos clientes, o que evita atrasos ou problemas com o estoque.
A organização do estoque também diminui desperdícios e reduz perdas, gerando uma redução geral dos custos.
Para que serve o inventário de estoque
O inventário de estoque tem diversos objetivos, sendo o principal garantir que o controle de estoque esteja correto, isto é, que a empresa tenha real noção do que possui estocado.
Nesse sentido, se a indústria tiver realizado compra de materiais em excesso, ou se sofrer alguma perda de estoque, o inventário saberá organizar todas essas informações e possibilitar o acesso aos dados, de forma a auxiliar na solução de problemas.
Ajuda a melhorar o atendimento aos clientes
Se não há controle de estoque, é comum que a empresa sofra com a falta de algum produto e com excesso de outros, o que pode prejudicar o atendimento aos clientes, pois nem sempre o consumidor vai encontrar o que precisa.
Com auxílio do inventário, é possível atender às demandas e deixar o cliente satisfeito, ganhando mais credibilidade para a indústria.
Combate perdas e evita desperdícios
Um estoque bem organizado ajuda no combate de custos e evita maiores desperdícios, e isso porque quantificar os produtos existentes evita compras desnecessárias, além de identificar possíveis furtos ou extravios.
Ajuda a empresa a cumprir com a legislação
Por vezes, é possível identificar incoerências entre um estoque mal organizado e a contabilidade, fazendo com que surjam situações indesejadas, como multas ou autuações pela Receita Federal. Por isso, é fundamental que o estoque declarado seja idêntico ao estoque real.
O inventário de estoque é fundamental em um sistema de gestão de indústria, seja para organizar ou entregar informações, evitando divergência entre registros e existência dos produtos na prática.
Magistech auxilia empresas e indústrias no sistema de gestão com inventário de estoque
A Magistech utiliza-se de ferramentas para entregar o melhor sistema de gestão para empresas e indústrias, lançando mão de inventário de estoque, ERP, consultoria de processo e outras soluções tecnológicas para garantir a consolidação do seu negócio.
Navegue pelo site para conhecer tudo sobre a Magistech.