Aumente seus resultados com planejamento de rotas

mar 27, 2020

Ter o menor prazo de entrega possível com o menor custo pode ser um diferencial e tanto para a sua empresa. Mas como conseguir isso? Como otimizar rotas sem abrir mão da qualidade do serviço?

Neste post, vamos falar como o planejamento de rotas pode melhorar a sua logística e otimizar os resultados dos seu processo de entrega, além de claro, reduzir custos.

O que é planajamento de rotas?

O planejamento de rota é uma otimização da definição dos itinerários. Existem muitos caminhos que podem ser feitos na hora de criar as rotas de entrega. E cabe à roteirização fazer o estudo de qual o melhor caminho. Essa otimização de rota geralmente leva em consideração diversos pontos relevantes e não somente a distância entre dois pontos. Por exemplo: quantidade e capacidade dos veículos, quantidade de pedidos, custos, janelas de atendimento, restrições de locais de entrega, etc.

Quais os benefícios do planejamento de rota para a minha empresa?

A implantação do planejamento de rota, além de otimizar processos, também otimiza a estratégia da sua empresa. Isso porque haverá uma razão para estar fazendo as entregas daquela forma e não somente será entregue apenas por entregar. Abaixo, trouxemos algumas das vantagens:

  • Garantia de entregas mais rápidas;
  • Aumento da capacidade de entregas diárias sem oneração de custo;
  • Maximização da taxa de ocupação e utilização dos veículos;
  • Racionalização de uso da mão-de-obra (redução de horas extras e controle da jornada de trabalho dos motoristas – Lei do motorista);
  • Economia de combustível e demais custos variáveis com veículos (consumo de pneu, óleo, manutenção);
  • Controle amplo do processo inteiro de carga e descarga.

Por todos estes motivos é que automatizar o processo calculando as melhores rotas, é um recurso adotado por empresas que buscam se manter cada vez mais competitivas no mercado. E com a tecnologia, ficou ainda mais fácil implantar esse processo de roteirização.

Planejamento através da tecnologia: como funcionam os softwares de otimização de rota

Com a tecnologia atual já é possível otimizar distâncias e tempo de veículos em rota de transporte e, consequentemente, reduzir custos com a manutenção de frota própria e melhorar o aproveitamento de veículos contratados. Tudo isso através de um único software!

A utilização de uma solução específica é capaz de reduzir drasticamente o tempo na programação e realização das entregas. Outra grande vantagem é a possibilidade de utilização dos seus controles de custos.

O App Magis Coleta possibilita que você tenha suas rotas de entrega planejadas automaticamente, considerando o menor custo, as regras e restrições de cada atividade de entrega e coleta. Clique aqui para visitar a página da solução e saber mais sobre o Magis Coleta.

Um diferencial da nossa solução é que ela conta com um app de entrega que mostra a rota e as atividades a serem realizadas pelo motorista. No aplicativo também é possível coletar a assinatura digital do recebedor e capturar a imagem de comprovantes e mercadorias entregues.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...