Calculando o ROI do sistema ERP

mar 22, 2018

Para que uma empresa tenha bons resultados através de seus clientes e de todas as tomadas de decisões, é preciso que ela invista em melhorias em relação a várias áreas.

O investimento significa para a empresa uma verdadeira estratégia para que ela se coloque em um bom lugar em relação às outras que estão no mercado e são suas concorrentes.

Um investimento considerado bom é aquele que oferece para a empresa um retorno que seja financeiro ou até mesmo produtivo. Mas, para alcançar esse tipo de retorno, é preciso da ajuda de algumas ferramentas como o ERP, por exemplo.

Entenda o que é o ERP

Esse sistema de gestão empresarial tem a função de unificar todo o controle dos setores de uma empresa, desde o setor administrativo até mesmo o setor de recursos humanos.

Ele colabora com a praticidade e, evita a necessidade da utilização de vários sistemas que controlam de forma individual cada setor da empresa deixando o risco de erros ainda maior.

Com ele é possível que os setores tenham acessos entre si de uma forma que fica mais fácil para tomar decisões melhores em cada situação e ainda acontece a redução de custos operacionais.

Função do ROI no sistema ERP

O ROI é uma espécie de cálculo que é feito com base em tudo o que foi investido e quais são os resultados que esse investimento oferece para a empresa.

Para que fique mais simples de entender, pense no seguinte: quanto maior foi o resultado do ROI, maior está sendo o lucro da empresa e quanto menor for o ROI menor está sendo o lucro.

Com o cálculo ROI feito da forma correta no sistema ERP, a empresa conseguirá ter verdadeira noção dos resultados que está tendo em relação aos retornos de todos os setores.

Como fazer o cálculo ROI com o ERP

Fazer esse cálculo é muito simples, com a ajuda do sistema ERP se torna ainda mais fácil, pois o sistema consegue puxar as informações de todos os setores sem erros e de forma muito mais rápida.

Com nenhuma chance de erros de informações é possível ter o resultado exato do ROI.

O cálculo é muito simples e sua fórmula também. Veja:

ROI = (retorno – investimento) / investimento

Esse cálculo pode ser feito de várias maneiras, mas, no caso do ERP, esse é o método mais utilizado pelas empresas, pois os resultados são extremamente precisos e corretos.

Isso porque, grande parte dos valores que estão no sistema ERP são investimentos isolados que conseguem mostrar quais são os ganhos mensuráveis que determinado projeto pode oferecer para a empresa e também qual será o custo total desse projeto.

Importância de fazer esse cálculo na empresa

Quando falamos em fazer esse tipo de cálculo junto com o sistema ERP, queremos dizer sobre as vantagens que todos os resultados trarão para a empresa.

A aumento da eficiência em relação às informações de todos os setores é uma das maiores vantagens de obter o sistema e realizar o cálculo de forma periódica.

Uma das outras maiores vantagens em relação ao cálculo são as menores chances de erros e retrabalhos que podem ser gerados quando não há uma boa organização de informações.

Ter um bom sistema ERP faz toda diferença

Para que a empresa consiga ter todos esses benefícios e vantagens com o ROI, é preciso ser instalado um bom sistema ERP, assim, os resultados serão ainda mais precisos.

A Magistech é uma empresa que conta com o melhor sistema integrado de gestão empresarial e ainda conta com um aplicativo que auxilia no momento de controlar as vendas de produtos de uma forma prática.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...