CILeite – Indicadores do mercado de leite em junho

jul 7, 2022

Preços dos lácteos registram alta mais acentuada no mercado atacadista

Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista tiveram elevação mais acentuada no mês de junho. O forte incremento nos custos de produção nos últimos anos culminou em queda recorde da oferta de leite, que juntamente com a entressafra, provocou escassez no mercado. Alguns laticínios fecharam unidades fabris e outros têm trabalho com maior ociosidade. A procura por leite por parte da indústria ocasionou elevação nos preços ao produtor, que vinha amargando um longo período de rentabilidade comprometida. Os repasses estão chegando na mesa do consumidor, que sente os impactos desta alta de preços.

Em linha com atacado, Conseleites indicam alta nos preços

Em junho/22, o preço do leite ao produtor registrou elevação na comparação com o mês anterior. Para o pagamento de julho, os Conseleites indicaram alta, acompanhando a elevação dos preços no mercado atacadista e no Spot. Essa alta chega em um momento de baixa rentabilidade do produtor e vai proporcionar recuperação das margens.

Milho tem nova queda e reduz pressão de custo ao pecuarista

Os preços internos do milho tiveram nova queda em junho, estimulada por um avanço na colheita da safrinha e maior ritmo de comercialização. No mercado de soja, após preços mais fraco no início de junho, houve elevação nas cotações na segunda quinzena, sustentado por um dólar mais valorizado e mercado internacional altista. No mercado pecuário, as cotações do boi registraram ligeira alta ao longo do mês de junho, mas fechou abaixo de maio, com uma demanda interna mais fraca, a despeito do bom volume de exportação. A escala de abate também alongou no final do mês, segurando os preços.

Fonte: Informativo mensal produzido pelo Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...