Como a indústria 4.0 está mudando a indústria de manufatura

jan 10, 2020

A indústria 4.0 está revolucionando o sistema de gestão no chão de fábricas. Acompanhe quais mudanças são essas e como as fábricas podem se beneficiar.

A quarta revolução industrial (ou Indústria 4.0) chegou para ficar e trouxe mais conectividade, tecnologias, computação cognitiva, dentre diversos outros recursos que permitem o desenvolvimento de indústrias mais inteligentes.

Saiba mais: O sistema de gestão ERP na manufatura.

O que é Indústria 4.0?

Pode ser definida como um conjunto de aspectos que envolvem tecnologia da informação, o universo da produção, a automação dos processos industriais, entre outros elementos trazidos pela inovação.

A Indústria 4.0 tende a ficar cada vez mais forte e ser mais presente na manufatura, com máquinas, produtos e sistema de gestão integrado.

Mudanças trazidas pela Indústria 4.0

  • Relacionamento com o cliente

Os clientes estão demandando cada vez mais por um atendimento de qualidade e bom relacionamento com a empresa durante toda a jornada de compra. O cliente deseja atendimento personalizado, rápido e de fácil acesso.

Os recursos trazidos pela Indústria 4.0 podem alinhar as necessidades dos clientes aos processos internos da empresa, até mesmo antecipando o que o consumidor precisa para oferecer tratamento específico.

  • Dinâmicas de trabalho mais modernas

Graças à quarta revolução industrial, as empresas e fábricas estão cada vez mais automatizadas, sendo que agora as máquinas ficam responsáveis pelas tarefas repetitivas. Em razão disso, alguns cargos estão sumindo e muitos outros deverão surgir.

Profissões do futuro deverão ganhar cada vez mais espaço, e já abrem demanda por trabalhadores especializados em determinadas áreas, como desenvolvimento, pesquisa, análise, segurança de dados, nanotecnologia, inteligência artificial, design, robótica e realidade virtual.

  • Mudanças na demanda de consumo

Antes era a indústria que lançava as tendências de compra para os clientes. Agora o caminho é exatamente inverso, em que as indústrias tiveram que se moldar aos desejos e necessidades dos consumidores.

A Indústria 4.0 enxerga o consumidor como o cerne da cadeia produtiva, em que o próprio cliente deverá prover os insights para aperfeiçoamento de bens e serviços, e isso é o que influenciará na lucratividade da empresa.

Saiba mais: O Lean Manufacturing e sua aplicação com o sistema ERP.

  • Maior sustentabilidade para a indústria

Hoje ser sustentável é uma discussão que não sai de pauta. É preciso minimizar os impactos ambientais que uma empresa pode gerar. A indústria 4.0 é norteada pela produção inteligente, por isso tem potencial para lidar com a questão.

Ainda que exista uma certa relutância das empresas brasileiras quanto à migração para o modelo da Indústria 4.0, ela será inevitável. Trata-se de uma mudança emergencial, que veio para ficar, e as indústrias terão que se adaptar a ela para ganhar competitividade e garantir sua sobrevivência no mercado.

Tenha o melhor sistema de gestão de empresas com auxílio da Magistech

A Magistech é uma empresa especializada em desenvolvimento de sistema de gestão para indústrias. Seu principal objetivo é garantir aos gestores todo auxílio e informação gerencial, otimizando o acesso a dados cruciais na tomada de decisões.

Navegue pelo site para conhecer tudo sobre a Magistech e como ela pode te ajudar na implantação da Indústria 4.0.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...