Como ter eficiência na gestão de compras e estoques para o produtor rural?

Como ter eficiência na gestão de compras e estoques para o produtor rural?

maio 29, 2020

Como está a eficiência de seu departamento de compras? E sobre seu estoque, você sabe quais são os materiais essenciais para sua operação? É claro que, ter capacidade de comprar os produtos corretos com melhores preços possíveis, é um processo básico de qualquer departamento de compras. Mas o que pode ser feito para ter um processo de compras eficiente que contribua ao máximo em sua operação? 

Gestão de compras e estoques para o produtor rural

Não é preciso ter uma grande equipe de compras para adotar alguns procedimentos básicos que podem, e vão, te ajudar a ter uma operação mais confiável com disponibilidade de materiais sempre que necessário.

1. Saiba escolher bem os seus fornecedores

O ideal é que o setor de compras comece avaliando uma rede de fornecedores que seja capaz de atendê-lo com produtos e serviços que ofereçam vantagens em:

  • Preço e valor;
  • Qualidade de produto;
  • Logística.

Também deve ser analisado o cumprimento de prazos, condições comerciais e flexibilidade para demandas inesperadas por parte destes fornecedores. Procure ter uma relação transparente e amigável com eles.

2. Planeje as suas compras avaliando diversos critérios

Faça um planejamento de compras avaliando o histórico de consumo dos materiais, as projeções para a demanda de acordo com o planejamento da safra que será plantada e as condições de entrega oferecidas pelo fornecedor.

Avalie também as condições financeiras no momento de suas compras, principalmente analisando a relação entre moeda estrangeira e reais, e a relação de trocas como forma de pagamento.

3. Faça o controle de estoque administrando sua demanda

Já em relação ao controle de estoques disponíveis em sua fazenda, é imprescindível que você verifique quais são os materiais que não podem faltar em seu almoxarifado. Faça um levantamento dos materiais que podem impactar negativamente na produtividade de sua lavoura ou de seu maquinário caso venham a faltar.

Fique de olho para não ter estoques em excesso! Administre a demanda antes de administrar os estoques. Lembre-se que produto guardado desnecessariamente é dinheiro parado!

Além disso, todos sabemos o quanto pode ser inseguro manter um alto estoque de insumos dentro da propriedade. Para administrar a demanda de materiais, é ideal que você adote mecanismos que possam auxiliá-lo na previsão da necessidade de compras.

Faça um inventário de seu estoque. Procure relacionar todos os itens que você possui, levantando e anotando suas quantidades e valores. Isso o ajudará a saber quanto você tem de estoque disponível mesmo antes que cheguem novos produtos recém comprados.

O processo de inventário pode ser realizado em períodos de baixa de estoques, como durante entressafra.

Crie um método eficiente para controle de entradas e saídas de materiais em seu estoque, para que você mantenha a fidelidade das quantidades levantadas em inventário, bem como as novas movimentações a partir de novas compras.

Enfim, são práticas que podem parecer complexas à primeira vista, mas que quando bem implementadas, se tornarão fáceis e indispensáveis no dia a dia de sua fazenda.

Através destes processos simples, você terá informações precisas e tomará decisões assertivas com relação às suas compras!

Conheça nosso ERP na prática!