Conheça a diferença entre ERP e SCM

ago 20, 2018

No mundo dos negócios sempre tem aquele fabricante que lança novas ferramentas. Principalmente quando o assunto é a gestão empresarial, existem no mercado diversas opções de solução que podem contribuir com todo o processo administrativo de uma organização como o ERP e o SCM.

Fatalmente muitos gestores não sabem quais as diferenças entre as duas soluções. O ERP, ou seja, Enterprise, ou seja, Enterprise Resource Planning que significa sistema de gestão empresarial.

Para melhor esclarecer, é uma solução tecnológica que tem como objetivo aperfeiçoar, padronizar e integrar todos os processos e informação de sua instituição.

Enquanto que o SCM (Supply Chain Management – Administração da Cadeia de Suprimentos) trata-se de um software de informação gerencial produzido com a mais alta tecnologia, e seu objetivo é contribuir com diversos fatores, assim como:

Produtividade

 O SCM é um tipo de sistema da informação que conta com funcionalidades capazes de administrar toda a cadeia produtiva como controlar a entrada e saída de matérias, controle de estoque e redução de gastos desnecessários para a empresa.

Na realidade os dois sistemas se completam da seguinte forma. O ERP passa para o gestor a demanda almejada pelo consumidor. Enquanto que o SCM busca registrar todas as informações precisas e quesitos importantes para a produtividade da organização, dessa forma contribui para a excelência do processo produtivo.

Como o sistema de gestão ERP pode contribuir para o crescimento da sua empresa

Como diversas pessoas já sabem, o sistema de gestão ERP tem com prioridade principal integrar dados e informação de diferentes setores em uma única plataforma.

O software permite emissão de notas fiscais, gerenciamento dos setores de d vendas e compras, gestão financeira, contábil, estoque, contas a receber e a pagar, tudo isso por meio de apenas um simples clic.

Com a implantação do sistema diversos gestores estão conseguindo acelerar o crescimento de suas empresas, ver resultados significativos que são frutos resultado das vantagens que o ERP permite. Confira abaixo:

Gerenciamento

As informações tornam mais centralizadas e todas integradas, os processos caminham de forma mais acelerada e com mais eficiência.

Notas fiscais

O sistema de gestão ERP conta com funcionalidades de tributação que permite emitir notas fiscais com mais segurança.

Redução de custos

O sistema conta com capacidade para unificar informações importantes sobre todo o processo de produção de modo geral. Trabalha coletando dados referentes aos gargalos, e dessa forma permite ao gestor criar estratégias para elimina-los.

Aumento da produtividade

O ERP permite maior controle das informações de processos, o ajudará no crescimento da produtividade. Permitindo ao gestor total acesso a todos os dados e facilitando para ele a tomada de decisão.

Como é possível ver, o sistema de gestão ERP conta com essas e outra vantagens que podem contribuir para o ótimo desempenho de seu empreendimento.

A Magistech é uma empresa especializada em sistema de gestão ERP para todo tipo de empresa desde pequeno, médio e grande porte. A instituição conta com diferentes soluções tecnológicas como o sistema para laticínios para indústrias. Para saber mais, entre no site e confira as novidades.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...