Entenda como a Inteligência Operacional pode ser aplicada no ERP

Entenda como a Inteligência Operacional pode ser aplicada no ERP

nov 14, 2019

A inteligência operacional é uma ferramenta tecnológica que tem como objetivo analisar dados relacionados aos diversos processos de uma organização em tempo real e fazer uso desse conhecimento para facilitar a tomada de decisão de modo ágil e mais assertivo.

Essa tecnologia oferece ao gestor informações que o ajudarão a prevenir e solucionar possíveis problemas que possam ocorrer, além de contribuir com o aumento da produção e a redução de custos desnecessários para a empresa.

A inteligência operacional envolve toda a gestão do seu negócio, permitindo a todos uma melhor visão sobre os resultados, além de contribuir para um melhor desempenho de toda a equipe e aumento na lucratividade.

Existem inúmeras vantagens no uso da inteligência operacional, uma delas é que essa tecnologia torna a organização mais produtiva. Isso acontece devido à análise de dados fundamentados em informações exatas, o que torna a equipe cada vez mais eficiente e produtiva. Além disso, quando aliada a outra tecnologia, como o ERP, os processos tornam-se mais ágeis e eficientes.

Quais os benefícios alcançados ao aliar inteligência operacional e ERP?

Como é possível ver, a inteligência operacional busca inovar e automatizar os processos de gestão, além de integrar todas as áreas, possibilitando ao gestor uma visão mais ampla sobre o desenvolvimento das atividades diárias de cada um deles.

Já o ERP, entre outras vantagens, tem a capacidade de fazer com que as informações se conectem umas com as outras, o que possibilita a geração de insights que irão contribuir para uma melhor tomada de decisão, de forma mais estratégica.

Vale lembrar que a empresa como um todo se beneficiará da parceria entre a inteligência operacional e o sistema de gestão ERP, sendo que um dos inúmeros benefícios dessa união é o livre acesso às duas tecnologias para identificar quaisquer tipos de falhas e imediatamente entrar com medidas para eliminar tais problemas ou para preveni-los.

Como podemos ver, o ERP é um software capaz de controlar todas as informações de uma organização, integrando e controlando dados para que o gestor possa planejar estratégias mais segura e assertivamente, além de permitir uma visão mais ampla e estratégica de tudo o que ocorre dentro da empresa.

O sistema conta com funcionalidades capazes de gerar dados relacionados a cada setor e armazená-los em uma única plataforma, de modo que todos que fazem parte da organização tenham livre acesso e possam trocar informações sem ter que deslocar de onde se encontram.

Portanto, quando aliados à inteligência artificial, os processos tornam se mais ágeis, o que contribui com o crescimento dos negócios e o aumento da produção, resultando em um faturamento mais relevante, além de outros benefícios, como:

  • Aumento na produtividade;

  • Gestão integrada;

  • Controle de prazos;

  • Redução de custos;

  • Eliminação de erros;

  • Simplificação dos processos.

Vale ressaltar que, com a falta de um sistema de gestão, fatores como agilidade, eficiência e precisão nos desenvolvimentos dos processos organizacionais podem ser relegados a segundo plano, uma vez que não há meios concretos de desenvolvê-los de maneira simplificada e inteligente, como é possível por meio de novas tecnologias.

O cotidiano de uma empresa conta com diversas atividades e assuntos que acabam ocupando o tempo dos gestores, e, pelo fato de não se tratar de tarefas tão simples, são questões que necessitam de recursos tecnológicos que auxiliem no processo, como o uso de um sistema de gestão ERP.

A Magistech é uma empresa especializada em sistema de gestão ERP, como o sistema para laticínios. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas eficientes e seguras, de modo a superar a todas as suas expectativas.

Conheça nosso ERP na prática!