A gestão de produção é a área responsável pelos recursos voltados para a fabricação de peças, máquinas, equipamentos e demais produtos. Junto a ela estão atreladas as atividades de análise, implantação de sistemas tecnológicos e o processo de produção. Esta ação pode ser adotada por empresas industriais e de outros segmentos.
A finalidade da gestão de produção é unir diferentes atividades, permitindo o bom desenvolvimento de sua organização. Portanto, para obter o bom funcionamento, os gestores buscam por soluções que possam acelerar os processos sem abrir mão da qualidade desejada.
Com o sistema ERP, todos os departamentos e suas atividades serão integrados em uma única plataforma. O ERP possui funções especializadas para atender a necessidade de cada setor, ou seja, não será necessário implantar sistemas específicos para cada área da organização.
Entenda porque o ERP pode ser útil na gestão de produção
O mundo dos negócios vive em constantes mudanças, principalmente o setor tecnológico, com seus grandes avanços, tornando o cotidiano das pessoas mais prático. Por meio da internet, é possível estar presente em outros ambientes ao mesmo tempo sem se ausentar do escritório, de casa ou do lugar que for.
Uma das funcionalidades do sistema ERP é unificar todos os setores da corporação em uma única plataforma, possibilitando acesso por todos os colaboradores e gestores de modo que não precisem se deslocar do departamento de origem.
O sistema ERP no processo de produção se tornou um dos principais aliados das indústrias. Com esse sistema, os gestores e responsáveis pelo setor produtivo poderão ver tudo o que está sendo produzido em sua fábrica, mesmo estando em outro local.
Essa integração é entendida de modo funcional e se aplica a vários departamentos, como financeiro, processos de fabricação, compras, vendas, comercial e marketing. Já por meio sistêmico e gerencial estão os processos de negócios, ou seja, transações, informações gerenciais, tomadas de decisão, entre outros.
Em resumo, o sistema ERP é uma plataforma desenvolvida com a finalidade de unificar diferentes áreas de uma corporação e permitir a otimização de todas as informações e processos de modo que todos sejam armazenados com total segurança.
Quais benefícios um ERP pode trazer para a minha indústria?
O objetivo principal do ERP é de integrar todos os dados, possibilitando a quem faça parte da organização o acesso por meio confiável e em tempo real, de modo a facilitar para o gestor a tomada de decisão com base em informações reais.
Alguns dos principais benefícios que o sistema ERP pode trazer para o seu negócio são os seguintes:
- Otimização do fluxo de caixa;
- Controle e aumento da produtividade;
- Dispensa trabalho manual;
- Atualização de dados em tempo real;
- Diminuição de custos desnecessários;
- Evitar falhas;
- Melhorar os processos.
A Magistech é uma empresa que trabalha com sistemas de gestão ERP para empresas de todos os portes e segmentos. A empresa conta com equipes de profissionais especializados e atende em todo o território nacional. O seu maior objetivo é atender todos os seus clientes da melhor forma possível e superar todas as expectativas.