Gestão Integrada: a otimização da indústria 4.0

fev 24, 2020

A gestão é fundamental para o bom funcionamento de uma organização. Isso porque toda empresa e todo negócio necessitam de estratégias, processos organizados e, principalmente, um bom planejamento. Devido às particularidades de cada empresa, é possível ver atualmente diferentes tipos de gestão em diversos setores do negócio.

Definição de Gestão Integrada

A gestão integrada é um modelo de gestão que integra todos os setores de uma empresa, o que possibilita ver os processos de modo geral e não, apenas, separadamente. Normalmente essa integração é realizada por meio de um software ou ferramenta específica para isso. Com isso, o gestor consegue ver a sua empresa de um ângulo diferente, evitando possíveis falhas, riscos, além de otimizar as tarefas internas, resultando em mais tempo disponível para a efetivação das atividades.

Sistema de gestão integrada para empresas que já utilizam o método da indústria 4.0

Cada vez mais as empresas estão adotando o conceito da indústria 4.0, a qual tem a tecnologia como aliada. Nas empresas que fazem uso desse conceito, as máquinas são alimentadas com o máximo de informações e há comunicação entre elas, formando assim uma rede integrada com melhor qualidade para o produto final, com mais agilidade e mais economia.

Isso faz com que a gestão integrada seja tão importante para o âmbito industrial, tornando a implementação primordial para um bom e lucrativo andamento da empresa em questão.

Os sistemas de gestão integrada, ou também o Planejamento de Recursos Empresariais – ERP, colaboram conduzindo as características da indústria 4.0 para a gestão de negócio e apresentam suas diversas vantagens. É tudo centralizado em uma única plataforma, o que facilita muito na hora de analisar as opções antes de fechar um negócio.

Os principais benefícios da gestão integrada para a indústria

Vendo a empresa como um todo, o gestor passa a possuir mais visão do que se passa em cada setor, facilitando as decisões e resultando em diversos benefícios. Confira alguns deles:

  • Padrão de processos

É importante criar um padrão para os processos, principalmente quando ele é realizado por diferentes setores da empresa, assim, quando a padronização é colocada em prática o processo fica mais eficiente e com menos erros. Com a padronização dos processos, a empresa tem informações mais claras sobre os processos e consegue comparar os setores, identificando assim suas necessidades.

  • Alto nível de produtividade

Com um processo padronizado, o gestor também acaba tendo uma comunicação mais transparente, passando a circular de igual modo entre os setores. Isso resulta no aumento da produtividade, pois os colaboradores passam a saber exatamente o que precisa ser feito após receberem informações mais claras.

  • Otimização de tempo

À medida que a competitividade cresce no mercado, toda e qualquer economia de tempo é um passo à frente que a empresa dá. Ao fazer uso da gestão integrada, o gestor passa a não precisar mais acompanhar individualmente planilhas e relatórios, dispondo assim de tempo para fazer outras atividades. Dessa forma, a gestão torna-se mais estratégica e o tempo é otimizado na operação.

O sistema ERP pode contribuir de forma significativa para a gestão integrada, a qual faz parte da indústria 4.0. Mas, esse sistema precisa ir além dos processos operacionais, é necessário que as ações tomadas pela empresa sejam inteligentes e estratégicas, orientadas por informações integradas.

Tenha um sistema ERP feito especialmente para sua empresa com a Magistech

É necessário saber olhar os processos como um todo por meio de informações integradas, como as contidas em um sistema ERP. Dessa forma, tomar decisões  torna-se mais rápido e inteligente.

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistema de gestão ERP. A empresa tem como principal objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas feitas com a mais alta tecnologia, de acordo com as demandas e exigências que existem atualmente no mercado.

Veja mais: Sistema TMSIndústria de LaticíniosSistema para Indústria

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...