Programa de Autocontrole: o que é PAC e qual a sua função na gestão de qualidade de laticínios?

ago 8, 2022

A gestão de qualidade é um dos pontos centrais de qualquer Indústria alimentícia. Afinal, o objetivo principal de quem produz alimentos é a satisfação do cliente com relação ao produto e a segurança alimentar do consumidor está completamente atrelada a qualidade do alimento que será consumido.

Além do mais, com o crescimento da produção e do comércio de alimentos, a gestão de qualidade se faz cada vez mais necessária durante os processos industrial. O PAC (Programas de Autocontrole) surgiu a partir dessas necessidades e se tornou uma das principais ferramentas na gestão de qualidade das Indústrias Alimentícias.

Programa de Autocontrole (PAC) para laticínios

Os PAC’s foram estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) nos estabelecimentos de leite e derivados com o objetivo de padronizar e estabelecer critérios para a verificação de programas como os Procedimento Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e Boas Práticas de Fabricação (BPF).

A regulamentação dos PAC’s é realizada por meio do Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017, Art. 10, que defini os Programas de Autocontrole como: “programas desenvolvidos, procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a assegurar a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos seus produtos, que incluam, mas que não se limitem aos programas de pré-requisitos, BPF, PPHO e APPCC ou a programas equivalentes reconhecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”. Além disso, os PAC’s auxiliam na gestão de dados gerados através de monitoramentos, garantindo a melhoria contínua do processo produtivo.

Principais pré-requisitos legais do PAC

BPF – Boas Práticas de fabricação: “condições e procedimentos higiênico sanitários e operacionais sistematizados, aplicados em todo o fluxo de produção, com o objetivo de garantir a inocuidade, a identidade, a qualidade e a integridade dos produtos de origem animal; ” (Art. 10º, VIII do Decreto nº 9003/2017)

PPHO – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle: “procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evita a contaminação direta ou cruzada do produto e preserva sua qualidade e integridade, por meio da higiene, antes, durante e depois das operações;” (Art. 10º, XVI do Decreto nº 9003/2017)

APPCC – Procedimento Operacional Padrão: “sistema que identifica, avalia e controla perigos que são significativos para a inocuidade dos produtos de origem animal;” (Art. 10º, II do Decreto nº 9003/2017)

 

Mas o que são considerados elementos de controle?

  • Manutenção: Equipamentos, instalações e utensílios em geral; Iluminação; Ventilação;
  • Águas Residuais e Calibração e aferição de instrumentos;
  • Água de Abastecimento;
  • Controle Integrado de Pragas;
  • Higiene Industrial e Operacional;
  • Higiene e hábitos higiênicos dos funcionários;
  • Procedimentos Sanitários Operacionais (PSO) – Higiene Industrial e Operacional;
  • Controle da matéria prima, ingredientes e material de embalagem;
  • Controle de temperaturas;
  • APPCC;
  • Análises laboratoriais (microbiológicos e físico-químicos);
  • Controle de formulação de produtos e combate à fraude;
  • Rastreabilidade e recolhimento;
  • Respaldo para certificação oficial;
  • Bem-estar Animal;
  • Identificação, remoção, segregação e destinação do material especificado de risco (MER).

 

Como fazer o controle do PAC com facilidade utilizando um sistema de gestão?

Com o auxílio de um sistema integrado de gestão, você será capaz de automatizar processos que, muitas vezes, são feitos em papel e planilhas complexas e que não oferecem os indicadores necessários para uma boa gestão. Por meio de um sistema de gerenciamento e um aplicativo para registro de vistorias, faça todo o controle de qualidade de forma ágil e registre dados que se transformarão em gráficos, relatórios e Business Intelligence.

Dê adeus à papelada e digitalize os processos de qualidade do seu laticínio  com um sistema que irá otimizar seu tempo e te fornecer informações confiáveis sobre a produção.

Conte com a Magistech para um controle de qualidade contínuo, eficiente e inteligente. Tenha dados reais e completos para análises de negócio e gestão.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...