Qual a diferença entre ERP e BI?

abr 22, 2019

Ter uma empresa exige total controle, o que, em grande parte das vezes, os gestores não conseguem ter por estarem envolvidos com outras tarefas e não sobrar tempo para assistirem mais de perto o andamento das atividades relacionadas aos diversos setores existentes na corporação.

Além do mais, o dia a dia de uma empresa conta com uma infinidade de atividades que, em dado momento, tornam-se mais difíceis, o que começa a exigir atenção por parte tanto do gestor quanto dos colaboradores, principalmente se ainda fazem uso de planilhas, que podem dificultar o andamento das tarefas.

Graças ao grande avanço da tecnologia, hoje empresas de pequeno, médio e grande porte já podem contar com o auxílio dos sistemas de gestão, como o ERP e também o Business Intelligence (BI).

Conhecendo melhor o ERP

Os sistemas ERP são construídos com o objetivo de fazer a integração de todos os departamentos e processos da organização em apenas um único sistema, como, por exemplo, os setores de estoque, compra e venda, recursos humanos, fluxo de caixa, finanças, contabilidade, entre outros.

O ERP é um sistema de gestão integrado que se divide em vários módulos para as diferentes áreas da empresa. O software conta com um sistema de dados em que são armazenadas todas as informações geridas pelos departamentos.

O sistema de gestão ERP tem um papel fundamental na gestão de dados de uma empresa. Os principais ganhos com a implantação dos sistemas de gestão ERP estão relacionados ao aumento produtivo da organização, assim como agilidade em todos os processos, geração de relatórios e informações mais rápidas e precisas que contribuem para a tomada de decisão, além das inúmeras vantagens.

Vale lembrar que existem diversos softwares que ajudam muito no crescimento organizacional de uma empresa, como o CRM, que tem como objetivo atuar mais nos setores de vendas e comercial e com os clientes. No entanto, as duas soluções possuem diversos benefícios que podem contribuir com o aumento dos lucros e gerar maior demanda de vendas.

Algumas das principais vantagens dos sistemas de gestão ERP são os seguintes:

  • Melhoria na comunicação entre os setores;
  • Possibilidade de automação dos processos;
  • Redução de retrabalho;
  • Diminuição de custos desnecessários;
  • Melhora do fluxo de caixa;
  • Maior controle de estoque, entre outros.

Conhecendo o BI (Business Intelligence)

O BI, ou inteligência de negócios, como também é chamado, trata-se de um conjunto de ferramentas que tem como finalidade organizar todos os dados e informações de uma organização.

A solução permite ao gestor ter maior visão do volume de vendas e fazer a comparação com o que foi vendido durante o ano. Sendo assim, é possível visualizar todo o fluxo produtivo ou de possíveis compras que são de suma importância para a empresa, além de contribuir com a diminuição de perdas.

Como é possível ver, existem diversas soluções tecnológicas que ajudam no crescimento das organizações, mas dentre elas o ERP é a que mais se sobressai, ou seja, é a preferência de grande parte das organizações.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de inúmeras soluções tecnológicas como o sistema para laticínios e outros tipos de sistema de gestão ERP. Ele atende a empresas de pequeno, médio e grande porte, independente do seu segmento, e seu maior objetivo é ofertar o que há de melhor a todos os seus clientes.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...