Com certeza, a grande maioria das pessoas já ouviram falar em transformação digital. De alguns anos para cá, o conceito está cada vez mais presente no cotidiano das empresas, mas é necessário que todos que fazem parte da corporação tenham pleno conhecimento sobre o tema.
A transformação digital é o procedimento utilizado para integrar a tecnologia digital a todos os processos da empresa. Portanto é muito importante que a cultura da organização como um todo seja inovada.
O que estamos querendo dizer é da necessidade de a corporação se reinventar, iniciando pela renovação de todos os processos e, assim, obter melhores resultados sobre as tecnologias e seus avanços.
A transformação digital tem como objetivo modificar a maneira como uma organização se estrutura, além disso faz com que ela se ajuste às novas tendências que surgem a cada momento no mercado.
Mas para que essas mudanças ocorram, é necessário contar com um sistema adequado e capaz de ajudar a organização a se beneficiar de toda essa tecnologia, como, por exemplo, o ERP.
No entanto, é primordial que o gestor faça um mapeamento de todos os processos e entre com a otimização de cada um deles. Sendo assim, a organização economizará em recursos, ou seja, utilizará o mínimo possível e alcançará melhores resultados.
ERP, o que é?
Para quem ainda não sabe, a sigla ERP vem do inglês, que significa Enterprise Resource Planning, traduzido em português para Planejamento dos Recursos da Empresa.
O ERP é um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo auxiliar os processos internos das organizações. A solução é constituída por um software que unifica as informações e simplifica todo o fluxo de trabalho entre os diferentes setores da empresa.
No passado, era necessário um software para cada setor; hoje, já não é mais preciso, pois o ERP concentra em um único sistema todas as informações, permitindo à corporação mais autonomia na realização das tarefas diárias e facilitando a comunicação entre os setores.
O sistema de gestão ERP permite inúmeros benefícios às empresas, independentemente de seu porte ou segmento. Entre os principais motivos, esse foi um dos que levou as empresas a apostarem em uma solução tão eficaz como o ERP.
ERP e a transformação digital
A cada dia que passa, a tecnologia está cada vez mais ao alcance das pessoas, não importando se físicas ou jurídicas. No caso das empresas, é possível vislumbrar um futuro totalmente digital e automatizado. Mas qual a relação entre o ERP e a transformação digital?
A resposta é que, para uma organização se adaptar ao mundo digital, ela precisa antes fazer uma análise sobre quais são as necessidades de cada setor e buscar investir em soluções tecnológicas certas. Lembrando que o ERP é uma delas, pois, por meio dele, inicia-se a transformação digital.
A relação entre o ERP e a transformação digital se dá através da integração com diferentes tecnologias. Atualmente, em um mundo onde a tecnologia prevalece, é de suma importância que todas as informações estejam conectadas. São exatamente as redes de dados que aumentam a eficiência das empresas.
Sendo assim, é visto que a integração do ERP às outras tecnologias, como, por exemplo, o CRM, a inteligência artificial, entre outras, pode ser a melhor opção para se manter competitivo em um mercado em que a concorrência cresce de forma acelerada.
A Magistech é uma empresa que trabalha com implantação de sistema de gestão ERP, entre eles o sistema para laticínios. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas eficientes e seguras, de modo a superar a todas as suas expectativas.