Quando é o momento de substituir as planilhas por um ERP

fev 18, 2019

No mundo corporativo, o que determina o sucesso de uma organização é o processo de administração. Caso o gestor tome uma decisão sem ter a direção de dados analisada, isso poderá causar um grande prejuízo. Em razão disso, grande parte dos donos de empresas inicia seu empreendimento fazendo uso de várias planilhas com o objetivo de registrar as informações.

O grande problema é quem trabalha com uma planilha está sujeito a cometer erros com mais frequência. Mesmo com toda a atenção e cuidados no momento da revisão das informações nela inseridas, possivelmente pode passar algum dado incorreto, o que acarretará em mais tempo para concluir a atividade, além do retrabalho.

O que os empresários devem ter em mente é que na medida em que o seu negócio vai se expandindo, as velhas planilhas já não são suficientes para controlar tantos dados e informações, sem contar o risco que se corre de ter os dados alterados ou até mesmo deletados.

Vale lembrar que é fundamental compreender quando é a hora de mudar o sistema de gestão empresarial, tanto para os empresários que ainda fazem uso das velhas planilhas como para aqueles que já utilizam algum tipo de software que não está atendendo as necessidades do seu negócio. Em ambos os casos, o ideal é investir em um sistema de gestão ERP.

Trocando as planilhas por um software ERP

Um motivo que leva ao uso das planilhas é o seu baixo custo, o que pode ser uma concepção ilusória e ainda pode trazer grandes prejuízos para o seu negócio.

O ERP conta com uma plataforma integrada de gestão de dados que torna mais fáceis todos os processos internos, além de garantir a qualidade das informações de modo que a eficiência interna aumente cada vez mais e, da mesma forma, a produtividade e os lucros.

Por meio desse software, fica mais fácil ter acesso a informações precisas, além de todo o histórico do seu empreendimento armazenado de forma prática, eficiente e totalmente segura. Isso é possível devido às muitas vantagens que o sistema oferece, como:

  • Redução de custos;
  • Aumento de produtividade;
  • Controle de estoque;
  • Redução de erros e falhas;
  • Redução de prazos de entrega;
  • Aumento de receitas e lucros, entre outras.

As características fundamentais de um sistema ERP para a sua empresa fazem com que ele seja uma ótima opção, capaz de superar as expectativas a seu respeito e contribuir para o bom desempenho corporativo.

O ERP vem sendo utilizado por diversas empresas, e isso significa que seus gestores perceberam o quanto o software é eficiente. Os muitos benefícios contribuem com o crescimento da organização de um modo geral, o que leva ao avanço dos lucros e também para o sucesso tão esperado.

Se a sua empresa está desenvolvendo em passos lentos por conta de ainda fazer uso das planilhas ou de um sistema já ultrapassado, então, está na hora de mudar para uma nova opção, como o sistema de gestão ERP.

A Magistech é uma empresa que trabalha com implantação de sistema de gestão ERP, em opções como o sistema para laticínios. Seu objetivo é oferecer aos clientes o melhor da tecnologia para ajudá-los em sua produtividade, eficiência e lucratividade.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...