O ERP é um software que simplifica o fluxo de informações entre todas as tarefas de uma instituição desde o chão de fábrica aos departamentos financeiros, compra e vendas, recursos humanos, logística, entre outros.
A sigla ERP vem do termo Enterprise Resource Planning, que, em português, significa Planejamento de Recursos Empresariais. É um sistema que conta com diversas soluções e informações. Isso é possível devido ao seu banco de dados que opera em uma plataforma, em que permite a interação de todos os setores, facilitando a comunicação entre si.
A solução surgiu nos anos 50 e somente algumas empresas tinham acesso à tecnologia, pois, para esse recurso, era preciso investir em computadores e nem todos os empreendedores tinham condições financeiras para um investimento à altura.
Nos anos 70, a tecnologia passou a ter um papel muito importante no planejamento dos recursos de manufatura. A partir daí, aumentaram-se as chances dos projetos que deram início ao ERP de modo mais específico.
A evolução do ERP
Na medida em que os anos se passavam, os softwares recebiam mais recursos, ou seja, passou a ter mais funcionalidades e, também, o seu acesso ficou mais prático dentro de um curto período de tempo.
As redes de computadores, por sua vez, fizeram questão de tornar viável o sistema de gestão ERP, e assim, facilitou a sua implantação no ano de 1980.
Segundo especialistas, não há dados sobre quando essas soluções foram classificadas como ERP, o que se sabe é que nos anos 80 também foi acrescentada a função de gerenciamento.
Sendo assim, deu-se inicio às funções relacionadas a diversos departamentos, como compra e venda, recursos humanos, estoque, caixa, financeiro e muitos outros.
Como o sistema ERP funciona dentro das empresas
O sistema de gestão ERP tem como finalidade integrar todas as atividades e automatizar os processos diários de seu negócio, tornando mais prática a gestão empresarial, e ainda dispensando a utilização de outros programas.
O software conta com vários módulos, sendo um para cada setor do seu empreendimento. As informações ficam armazenadas em uma plataforma permitindo o acesso entre as diferentes áreas sem a necessidade presencial, bastando apenas um clique.
Vantagens do ERP para empresas
A grande vantagem de implantar o sistema de gestão ERP é que a empresa poderá contar com resultados mais assertivos. Isso acontece porque o ERP permite ao gestor ter mais foco nas atividades e estratégias.
Com a implantação do ERP, as atividades que tomam mais tempo serão realizadas em questão de minutos, os métodos tradicionais deixam de existir, sem contar que tanto o gestor quanto os colaboradores poderão ter acesso às informações sem precisarem se ausentar do local onde estão. Ainda há diversas vantagens que ajudam no crescimento empresarial:
- Redução no retrabalho;
- Diminuição de custos;
- Otimização de processos;
- Controle diário do estoque;
- Integração de todos os setores;
- Otimização no capital de giro;
- Melhora o fluxo de caixa.
Essas são somente algumas das inúmeras vantagens que o ERP oferece.
A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema de gestão ERP, assim como o sistema para laticínios. Ressaltando que além deles a empresa conta com diversas soluções tecnológicas para todo tipo de empresa, não importando o porte ou segmento.