Administrar vários expedientes de uma organização é uma tarefa que exige tempo e dedicação do gestor. São diversas informações para dar conta, fora o risco de perder algum dado, o que pode dificultar o bom desempenho da empresa.
Diante do atual mercado bastante competitivo, perdas de informações poderão influenciar de forma negativa impedindo o crescimento da empresa. Algumas organizações não conseguem se manter e acabam fechando as portas.
Por isso é de suma importância que os gestores busquem por soluções tecnológicas que possam contribuir com o melhor desempenho dos processos e controle de todas as informações como o sistema ERP para empresas. Mas será que todos eles sabem o que é? E como é dividido?
O que significa o sistema ERP? E como ele se divide?
ERP, essas três letras nada mais é do que uma sigla que significa Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos recursos da empresa.
O ERP é um sistema que conta com funcionalidades que integram informações de uma empresa em uma única plataforma. Trata-se de um software especialmente desenvolvido para unificar todos os setores da organização e automatizar e armazenar todas as informações de seu empreendimento
O sistema ERP tem como objetivo controlar todas as informações setoriais de uma empresa como o setor de compras e vendas, contabilidade, fluxo de caixa, estoque, entre outras áreas administrativas e operacionais.
O ERP se organiza por módulos designados aos departamentos, o sistema é dividido em categorias, modulo operacionais, táticos e estratégicos.
Operacionais
Está atrelado ás rotinas diárias da empresa envolvendo todos os setores
Tácticos
Envolve a automação comercial, comercio exterior, gestão educacional, gestão de transportadora e gestão de acervos.
Estratégico
Têm como finalidade orientar na gestão de relacionamento com cliente com o cliente, processos, cadeia de suprimentos, gestão de conhecimento, tempo, indicadores e outros mais.
Modulo de compra
O modulo administra todo o volume de compras, cotações, notas fiscais, requisições.
Modulo de Estoque
Controle total do setor de estoque, desde reposição, almoxarifado, romaneios de expedição, transferências, expedição e assim por diante.
Modulo financeiro
Este módulo tem com finalidade controlar todo o fluxo de contas a pagar e receber, cobranças, caixa, e demais atividades voltadas para a área financeira.
Modulo recursos humanos
Conta com funcionalidade capaz de administrar o setor de RH da instituição controlando todos os cadastros dos colaboradores, salários e benefícios, ausência e exames médicos, treinamentos.
Implantação do ERP
O ERP pode ser adotado por qualquer empresa independente do porte ou seguimento. Existe diversos tipo de ERPs como, por exemplo, o sistema para laticínios que atende as indústrias de produção de leite. Por meio dessa solução é possível realizar a coleta de modo prático, seguro e rápido.
O sistema contribui para o aumento da produtividade leiteira e o crescimento dos lucros da organização, permite a redução de custos, reduz a mão de obra, transmite informações em tempo real, entre outros benefícios.
Ao optar por um ERP, o ideal é pesquisar por fornecedores que cumprem com o que promete, assim como a Magistech que é uma empresa especializada em sistemas ERP para empresas, assim como o sistema para laticínios.
Quer obter o melhor sistema de ERP do mercado? A Magistech oferece soluções completas para a sua empresa! Basta clicar aqui e preencher o formulário abaixo que entraremos em contato para lhe apresentar a solução perfeita para a sua empresa!