Nota de Conjuntura CILeite – Mercado de leite e derivados / Junho 2022

A oferta de lácteos dos principais exportadores mundiais tem diminuído ao longo do ano de 2022, o que ajuda a explicar os preços dessas commodities em patamares elevados. No leilão GDT de 07 de maio o preço da manteiga foi negociado a US$6.068, queijo a US$5.365 e o leite em pó integral a US$4.158 a tonelada. Por outro lado, a China, o maior importador de lácteos, reduziu suas importações da maioria dos produtos, a exceção do leite em pó integral que está 6.9% acima na comparação janeiro-abril de 2021 e 2022.

Para os mercados de milho e soja, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos projeta um crescimento de 12,32% na produção mundial da soja, com destaque para a América do Sul (Brasil 18,25% e Argentina 17.51%). Para o milho, as projeções indicam redução na produção mundial da ordem de 2.5%, com menor oferta dos Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia. No entanto, há projeções de aumento da produção na América do Sul (Brasil 8.62% e Argentina 3,77%). A menor oferta de milho no mundo tende a manter as cotações mais elevadas, dependendo da pressão compradora dos grandes importadores. Para o caso brasileiro, a produção tanto do milho como da soja pode trazer melhora nos custos de produção do leite, desde que não haja aceleração das exportações. O Brasil, certamente, será chamado a compensar as reduções de oferta previstas de outros grandes players do mercado.

Os custos de produção de leite, medido pelo ICPLeite/Embrapa, registrou aumento de 16.6% em relação a maio de 2021 e recuo de 1,4% em maio desse ano. O recuo foi devido à desaceleração nos preços dos concentrados, volumosos, energia e combustíveis.

Diante do cenário desafiador de 2022, a produção brasileira de leite teve queda recorde no primeiro trimestre de 2022, de 10,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2021, segundo o IBGE. O anuncio da redução na captação do leite teve impacto imediato no mercado, iniciando uma acirrada disputa pelo produto, com reflexo no valor do preço do leite spot, que superou os R$4,0/litro.

Em que pese a fraca demanda por produtos lácteos, advinda do alto desemprego, redução do poder de compra dos salários pela inflação e elevado endividamento e inadimplência das famílias, a oferta parece fraca o suficiente para pressionar os preços. A exemplo, nos últimos 12 meses até maio o leite UHT ao consumidor subiu 29,3%, os queijos 17,4%, manteiga 12,4% e iogurte 20,4%, todos com alta acima da inflação, medida pelo IPCA em 11,7%.

Mas esses aumentos, parecem ajustes das apertadas margens que o setor enfrenta. A Figura 1 mostra o spread do queijo muçarela sobre o preço do leite ao produtor, com margem inferior a R$1.00 por litro de leite utilizado em sua confecção. Essa margem é a existente para fazer frente aos demais custos (mão-de-obra; energia; logística; embalagens; outros ingredientes e etc). Se considerarmos ainda o custo de longo prazo, onde as depreciações diversas são consideradas, é provável, dependendo da eficiência industrial e da escala de produção, que diversos laticínios estejam trabalhando com margens reduzidíssimas ou mesmo negativas. E este cenário se aplica também para outros derivados, como o leite em pó. Essa desafiadora conjuntura mostra que caminhos como a exportação, parcerias estratégicas, fusões e aquisições para ganhos de escala e escopo precisam ser consideradas pelo setor, notadamente nesse cenário de consolidação em andamento.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Publicações

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Publicações

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Publicações

Economize até 80% do seu tempo, investimento e preocupações

Transforme a sua operação com quem é referência em ERP. Agende agora a sua avaliação gratuita.

Categorias Principais

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Por que um sistema para laticínios é essencial para o crescimento do seu negócio A gestão de um laticínio envolve muito mais do que apenas produzir e vender leite ou derivados. É preciso controlar produção, qualidade, logística, finanças e obrigações fiscais com precisão. Sem um sistema para laticínios, o risco

Publicação

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Os laticínios estão cada vez mais pressionados pelos consumidores, indústrias e órgãos regulamentadores para comprovar a qualidade do leite que têm sido produzido. Atualmente, os laticínios são monitorados através de parâmetros como: a Composição do leite, o CCS (Contagem de Células Somáticas), o CBT (Contagem Bacteriana Total) e Resíduos de

Publicação

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Se você é gestor em uma indústria de laticínios, sabe bem como o acompanhamento técnico nas propriedades dos produtores é essencial para garantir a qualidade do leite e atender às exigências sanitárias. Mas também sabe o quanto essa etapa pode ser trabalhosa, demorada e sujeita a erros quando feita de

Publicação

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Entregar produtos com eficiência e segurança é um dos maiores desafios para quem atua no setor de laticínios. Roteiros complexos, entregas em áreas rurais e a falta de registros confiáveis são obstáculos comuns na rotina de muitas empresas. Foi pensando nesses desafios que a Magistech desenvolveu o Magis Entrega, um

Publicação

Reforma Tributária: o que muda para os laticínios e como se adaptar agora

A Reforma Tributária já começou a transformar o cenário fiscal do Brasil e os laticínios precisam ficar atentos. Com a aprovação das leis complementares que regulamentam a nova cobrança de impostos, quem atua na indústria de leite e derivados tem um desafio (e uma oportunidade) pela frente: se adaptar a

Publicação

Gestão inteligente: como manter seus compradores de laticínios por mais tempo

No mercado de laticínios, vender bem vai muito além da qualidade do leite. A experiência do comprador, a confiabilidade na entrega e a consistência do produto são fatores que definem se o cliente vai continuar comprando de você ou buscar outro fornecedor. É nesse ponto que entra o ERP: uma

Publicação

+20 anos sendo referência em ERP por todo o Brasil

Nós entramos em
contato com você!

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.