O processo de gestão de desempenho vem ganhando cada vez mais espaço e sendo utilizado pela grande maioria das empresas. No setor industrial não é diferente, até porque o desejo de toda indústria é ter uma linha de montagem totalmente eficiente, capaz de contribuir com o crescimento da organização como todo.
Dentre os motivos para tão grande aderência ao processo está a competitividade do mercado, assim como a redução de custos desnecessários, automação de todos os processos, integração dos diferentes setores, equipes de colaboradores mais capacitados para o desempenho das atividades, entre diversos outros aspectos vantajosos.
Contudo, para que isso seja possível, é primordial que o gestor faça antes um planejamento, no qual é preciso que se inclua:
-
Objetivos e metas;
-
Expectativa do cliente;
-
Cultura organizacional;
-
Características e diferenciais de produtos e serviços ofertados;
-
Entre outros quesitos que são importantes para a empresa.
O objetivo da gestão de desempenho é medir a quantificação e a forma como o produto está sendo desenvolvido, ou seja, a intensidade em que o processo produtivo atende os cinco objetivos de desenvolvimento, que são: agilidade, qualidade, credibilidade, flexibilidade e custos. Desse modo, avalia-se a capacidade de garantir a satisfação dos consumidores.
O que considerar em uma gestão de desempenho?
A gestão de desempenho de cada organização é única, tem o seu jeito particular de medir o desenvolvimento da linha de montagem. Entretanto, vale lembrar que existem alguns pontos que devem ser sempre considerados. Confira abaixo:
Equipamentos
O bom funcionamento do maquinário é fundamental para o desenvolvimento das atividades. Por isso, é essencial que o gestor ou a pessoa responsável faça a inspeção para averiguar se há algum problema que possa gerar falhas no sistema de operação desses equipamentos. Assim, torna-se possível tomar as devidas providências e garantir um trabalho ágil e de qualidade.
Equipe de Colaboradores
É fundamental que os gestores estejam sempre atentos a uma série de fatores que podem contribuir para o bom desempenho de toda a equipe, principalmente em relação à produtividade e à autoestima. Por isso, é primordial entrar com ações de motivação que possam contribuir para manter os colaboradores animados e dispostos a cumprir todas as atividades a eles atribuídas.
Detectar falhas
Quando acontece alguma falha no processo de desenvolvimento das tarefas, automaticamente, o retrabalho é feito. Isso gera custos muito altos em uma linha de produção. Para que isso não aconteça, é necessário que a gestão de erros seja eficiente para a detecção de possíveis gargalos nos equipamentos e, consecutivamente, para corrigi-los o quanto antes. Dessa forma, a saúde produtiva do negócio estará segura.
Importância do ERP na gestão de processos
Vale lembrar que, por meio de uma boa gestão de processos, o gestor tem maior visão sobre como estão sendo desenvolvidas as atividades da corporação. Além disso, a gestão ajuda na redução de custos, tornando o processo produtivo mais ágil e eficiente.
Portanto, para conseguir obter esse benefício e muitos outros, o ideal é implantar um sistema de gestão ERP, que tem como objetivo integrar todas as informações geradas por todos os setores existentes dentro de uma empresa. A tecnologia do ERP ajuda na eliminação de erros que podem ser prejudiciais à corporação, o que, muitas vezes, ocorre devido à desmotivação do capital humano (colaborador), gerando um aumento no percentual do turnover.
Para quem não sabe o que significa o conceito de turnover, o termo está atrelado ao departamento de recursos humanos, tem como objetivo mostrar o índice de entrada e saída dos colaboradores, ou seja deixar clara a troca de antigos funcionários por novos. Além disso, contribui com a organização do setor.
A Magistech é empresa especializada em implantação de diversas soluções tecnológicas ERP, assim como o sistema de gestão ERP para empresas de pequeno, médio e grande porte. A instituição tem como objetivo ofertar soluções tecnológicas produzidas com a mais alta tecnologia e, dessa forma manter sempre a boa parceria com seus clientes por meio da qualidade e eficiência.