A tecnologia nos processos logísticos: como sua indústria pode usufruir?

A tecnologia nos processos logísticos: como sua indústria pode usufruir?

fev 6, 2019

A Tecnologia revolucionou os processos logísticos nos últimos anos


O setor de logística é responsável por visar a agilidade, a qualidade e a assertividade de todos os processos, como, por exemplo, na redução de custos e na satisfação do cliente. Mas, para que isso aconteça, é primordial que as empresas invistam em soluções tecnológicas que possam contribuir para que esse objetivo seja alcançado.

Aliar a tecnologia à logística tornará os processos mais confiáveis, seguros e assertivos. Isso acontece por conta da redução de falhas e possíveis extravios de informações precisas.

É importante que os gestores tenham conhecimento de como está o andamento da logística de sua empresa e se o sistema de gestão utilizado é eficiente o bastante para atender a todas as necessidades do setor sem o risco de erros. Qualquer falha pode gerar sérias consequências ao empreendimento.

Para evitar qualquer tipo de transtorno no departamento de logística ou até mesmo em outra repartição, o ideal é fazer um investimento no sistema de gestão ERP voltado para gestão empresarial de empresas de pequeno, médio e grande porte e fábricas inteligentes. O ERP, as fábricas inteligentes e a indústria 4.0 permitem integrar todas as áreas da corporação.

A indústria 4.0 tem como objetivo levantar e estudar dados entre máquinas, fazendo com que todos os processos se tornem mais ágeis e eficazes, melhorando a produtividade, além de permitir a redução de gastos desnecessários para a empresa. Os princípios da indústria 4.0 e o ERP estão totalmente relacionados.

Benefícios do ERP no setor de logística

Os processos logísticos se beneficiam do uso de sistemas ERP

O ERP é constituído de módulos que conversam entre si, compartilhando um único banco de dados, o que facilita para o gestor de logística e para os colaboradores obterem informações em tempo real sem precisar da comunicação direta, ou seja, caso ele esteja no financeiro, não precisará se ausentar.

O sistema de gestão ERP conta com diversos benefícios. Confira abaixo alguns deles:

Melhor controle dos processos

O software conta com funções que armazenam e controlam diferentes informações do setor, tornando-o mais unificado. Dessa forma, o gerente de logística consegue administrar todos os processos em um único local, facilitando assim a tomada de decisões.

Facilita a gestão de pedido de compras

O sistema permite a integração das diversas áreas da empresa, possibilitando a troca de informações entre os setores sem que a equipe de logística tenha que deixar de realizar suas tarefas.

Mais eficácia no controle de estoque

Por meio do ERP, é possível ter o controle de produtos, matérias-primas, compras e vendas, transferências, relatórios e outros dados na gestão de estoque.

Redução de falhas

O software ajuda na eliminação dos trabalhos manuais, o que contribui para a diminuição de erros, além de permitir uma equipe mais eficaz e produtiva.

Redução de gastos

A redução de custos é muito importante para as empresas, mesmo que sua margem de lucro seja alta. O ERP traça diferentes caminhos para que os gastos sejam minimizados como, por exemplo, crescimento no setor de produção por meio da eliminação dos trabalhos manuais, redução no desperdício de matéria-prima e produtos e diminuição de falhas e erros que podem impactar o bom desempenho das atividades diárias da empresa.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema de gestão ERP de diversos tipos, como o sistema para laticínios. A empresa conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados para melhor atender a todos os seus clientes.

Conheça nosso ERP na prática!