CILeite: preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023

mar 10, 2023

Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista ficaram estáveis ao longo de fevereiro, apesar da alta em relação a janeiro. A principal elevação sobre janeiro ocorreu no leite UHT. No entanto, o enfraquecimento da demanda e o elevado volume de importações nos meses de janeiro e fevereiro acabou segurando os preços nas últimas semanas. A cotação do leite no mercado Spot registrou queda na segunda quinzena de fevereiro e também no início de março, piorando as expectativas. As preocupações aumentaram internamente, já que o consumo não reage e a previsão de importações elevadas nos próximos meses poderá dificultar novos repasses de preços.

 

CILeite: preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023

 

Conseleites indicam alta nos preços

Em fevereiro/23, o preço do leite pago ao produtor referente ao leite de janeiro registrou elevação. Para o pagamento de março, os Conseleites indicaram movimentos de alta, em linha com o ocorrido no mercado atacadista na comparação de janeiro para fevereiro. A maior elevação observada no Conseleite ocorreu no Paraná.

 

Preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023 (5)

 

Mercado pecuário tem queda acentuada em fevereiro

No mercado pecuário, um animal com sintomas de EEB (doença da vaca louca) em uma propriedade no Pará causou queda acentuada nos preços do boi gordo. O acordo comercial com a China suspende as exportações de carne bovina diante de tal evento, sejam eles casos típicos ou atípicos. A última vez que isso ocorreu foi em 2021 e demorou 100 dias para a reabertura do mercado. No milho, apesar do atraso no plantio da safrinha, o preço interno seguiu relativamente estável. A oleaginosa registrou valorização ao longo do mês, devidos a perdas mais acentuadas na Argentina e atraso na colheita brasileira.

 

Preços do mercado de leite e derivados em fevereiro 2023 (4)

 

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...