Como realizar análises que combinem o sistema ERP e BI?

nov 1, 2019

Lidar com o volume de informações dentro de uma organização não é uma tarefa tão simples de se cumprir. Diariamente, entram diversos dados relacionados a e-mails, clientes, emissão de notas fiscais, entre outros.

São várias as informações, e seu volume, na grande maioria das vezes, leva os gestores a cometer falhas, as quais podem comprometer a competitividade da empresa.

Atualmente, com os avanços da tecnologia, o mercado oferece excelentes ferramentas para oferecer praticidade às empresas, como o ERP e o BI, que podem ajudar o seu negócio a superar essa dificuldade. Mas o que é ERP e BI?

Saiba o que é o ERP e o que é BI ou Business Intelligence

O ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema que foi criado especificamente para integrar todos os departamentos e processos da empresa em um único local, como os departamentos de compras e vendas, estoque, financeiro, contabilidade, entre outras áreas.

Sendo assim, todos os dados e informações podem ser visualizados e controlados de um modo mais eficaz por toda a corporação. Além disso, permite à empresa em geral mais agilidade, praticidade e segurança em todos os processos gerados pelos diferentes setores.

A diferença entre o Business Intelligence é que o BI é uma solução que tem por objetivo transformar todas as informações e dados de uma organização em conhecimento. Além disso, é uma ferramenta que ajuda os gestores na tomada de decisões.

Por meio do BI, é possível fazer a comparação entre os volumes de vendas conforme as datas comemorativas que acontecem ao longo do ano, como, por exemplo, o Dia das Mães, Natal e final de ano. Além disso, proporciona inúmeras vantagens, como a redução custos e perdas e o aumento da competitividade e lucros.

Vantagens ao integrar ERP e Business Intelligence

Por meio da integração entre o ERP e o BI, os gestores conseguem monitorar em tempo real todos os processos de atividades dos diferentes setores e os serviços que são oferecidos aos clientes, tornando a parceria e o relacionamento com os fornecedores mais saudável e dinâmica, além de identificar possíveis falhas operacionais.

O BI e ERP são soluções que podem ser integradas e que são complementares. O sistema ERP,de um lado, faz a captação das informações, enquanto o BI, do outro lado, as transforma em conhecimento. Para muitas organizações, essa ligação entre as duas estratégias, ainda hoje, passa despercebida, ou seja, as empresas não se atentaram aos benefícios dessa união.

É de suma importância que os empresários se atentem a esse fator e não deixem que sua distração quanto às novas tecnologias impeça a empresa de se beneficiar das vantagens da integração do ERP e BI. Confira abaixo algumas dessas vantagens.

  1. Otimização de todos os processos

Por meio dessa integração, todos os processos passam a ser realizados de modo mais ágil e prático, facilitando, para a gestão, a visualização de falhas e a entrada de estratégia e ações de melhoria.

  1. Redução de custos

Com a eliminação de falhas, os processos tornam-se mais eficientes, aumentam a produtividade, o que contribui para uma melhor e maior entrega de resultado, facilitando para a gestão a tomada de decisão e aumento dos lucros.

  1. Planejamento mais eficiente

Por meio de uma tomada de decisão mais assertiva, o gestor consegue ter maior visão das próximas etapas que a empresa irá seguir e, com isso, criar um planejamento de acordo com as necessidades de cada passo.

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de software ERP de acordo com a necessidade de cada cliente, como o  ERP Agronegócio, com capacidade para otimizar todo o processo de produtividade e eficiência a curto, médio e longo prazo, e, por consequência, seus resultados.

Conheça nosso ERP na prática!