Nos últimos dois anos, vender produtos online também passou a ser uma necessidade para indústrias e distribuidores, fazendo com que os números do e-commerce B2B disparassem.
Para se ter uma ideia, somente em 2020, essa modalidade de vendas apresentou um crescimento de 73,88%. As estatísticas não nos deixam mentir: essa é uma tendência que veio para ficar. Por isso, é fundamental que ela esteja no radar das empresas B2B que desejam crescer no mercado.
Se você ainda tem dúvidas sobre esse, que é um dos modelos de negócio mais versáteis da atualidade, chegou o momento de se atualizar.
O que é e-commerce B2B?
O e-commerce se divide em alguns tipos diferentes e é aí que entra o e-commerce B2B – sigla que vem do termo “Business to Bussiness” ou “Empresas para empresas”, em português.
Quando companhias que vendem diretamente para outras empresas comercializam seus produtos ou serviços por meio de um canal online específico, esse modelo de negócio se enquadra nesta categoria.
Portanto, o e-commerce B2B nada mais é do que a venda de bens ou serviços entre empresas por meio de um sistema de pedidos online.
Vale pontuar que, além do e-commerce B2B, há outra modalidade que também se destaca bastante no mercado: o e-commerce B2C.
A sigla B2C vem da palavra “Business to Consumer” ou, em português, “Empresa para Consumidor”. Ela se refere, portanto, a empresas que vendem produtos e serviços diretamente para o consumidor final, como supermercados e lojas de roupas.
Quais as vantagens de ter um e-commerce B2B?
Em primeiro lugar, essa adesão significativa tem uma relação direta com a mudança de comportamento do consumidor. Grande parte dos brasileiros já preferem comprar online, o que também é válido no universo corporativo.
Mas não é só isso. Veja, abaixo, outras oportunidades que o e-commerce B2B pode proporcionar para a sua empresa e como ele pode ajudar sua equipe a vender mais:
Fim das barreiras geográficas
Com a ajuda da web, você pode vender para pessoas de praticamente qualquer lugar. Afinal, não existe limite geográfico no virtual.
Isso significa que sua empresa pode aumentar o campo de atuação, comercializando produtos em locais/regiões onde a força de vendas normalmente não atua.
Atendimento 24h
Uma das grandes vantagens do e-commerce B2B, sem sombra de dúvidas, é a disponibilidade: na internet, sua loja fica ativa 24 horas por dia, sete dias por semana, sem que haja a necessidade de ter um vendedor disponível para atender os clientes em tempo real.
Maior visibilidade do processo
Com o e-commerce B2B é possível monitorar e ter maior visibilidade das etapas dos pedidos, a partir da venda até a entrega da mercadoria.
Vale lembrar que essas informações também ficam disponíveis para o cliente, reduzindo assim as interações por e-mail, telefone e whatsapp, a fim de consultar o status da compra.
Clientes satisfeitos
Parte das vantagens proporcionadas pelo e-commerce B2B tem como objetivo entregar uma boa experiência de compras aos consumidores, além de mais autonomia e flexibilidade.
Por isso, essa modalidade de negócio também é sinônimo de clientes fidelizados, relações comerciais duradouras e maior volume de vendas.
Conheça a plataforma Magis Vendas Web
A escolha de uma boa plataforma de ecommerce B2B é uma etapa importante para quem deseja vender online.
Neste contexto, o Magis Vendas Web se destaca como uma ferramenta que foi desenvolvida para ajudar indústrias em três etapas principais da jornada de vendas B2B: aquisição de clientes, vendas online e acompanhamento de resultados.
Com a plataforma, indústrias podem promover seus produtos pela internet, além de venderem mais atuando em lugares e horários onde a equipe comercial normalmente não atua.
Para ver na prática como nossa plataforma funciona, solicite uma demonstração agora mesmo e veja como podemos ajudar o seu negócio crescer no digital!