Entenda a importância do controle de contas a pagar e receber

jun 24, 2020

O complexo mundo dos negócios exige que as empresas tenham cada vez mais controle sobre seus números, são tantos departamentos e cada um com a sua particularidade e sistemas para controlar as informações, estas extremamente necessárias para demonstrar através de indicadores a produtividade e desempenho. Funcionando como uma engrenagem, cada célula dentro de uma empresa precisa estar sincronizada e organizada em seu fluxo de informação. Para garantir a organização é preciso ter controle sobre contas a pagar e receber, a fim de que não haja perdas ou discrepância nos dados, pois quaisquer acontecimentos desses podem gerar prejuízos gigantescos e impactar significativamente tomada de decisão ou os negócios como um todo.

Porque é importante ter um sistema integrado de gestão e controle de contas a pagar e receber na empresa? O setor de contas a pagar de uma empresa muitas vezes fazem mais do que simplesmente pagar contas e faturas. Em um negócio maior, os funcionários responsáveis pela contabilidade geralmente são responsáveis apenas pela célula de contas a pagar, enquanto que em um negócio menor, as contas a pagar e as responsabilidades por contas a receber são muitas vezes combinadas.

Embora o tamanho de uma empresa finalmente determine o papel das contas a pagar, a maioria cumpre pelo menos três funções básicas, além de pagar contas. Processar faturas recebidas e pagar os fornecedores do negócio é uma das funções exercidas que a maioria das pessoas primeiro pensa. Organizar e manter as informações de contato do fornecedor, os termos de pagamento e as informações da receita federal manualmente ou usando uma base de dados no computador. Os controles internos determinam se o processo começa com um pedido de compra pré-aprovado ou se as contas a pagar verificam as compras após a compra ser feita.

Os relatórios gerados com informações dos pagamentos que estão sendo feitos são importantes para o gerente poder avaliar a situação financeira. Os controle de contas a pagar e receber geralmente funcionam internamente também para distribuir pagamentos internos de reembolso, controlar e administrar o dinheiro. As despesas de reembolso interno seguem os procedimentos de controle de negócios que exigem que os funcionários apresentem um relatório de registro, recibos ou ambos para comprovar os pedidos de reembolso.

Diante dessa importância é que ter um sistema integrado de gestão e um controle de contas a pagar e receber se faz extremamente necessário, e há empresas no mercado que são especialistas nisso e oferecem sistemas sofisticados para tal aplicação. A Magistech é uma empresa especializada em sistema de gestão para empresas. O sistema integrado de gestão da indústria da Magistech atua para que seus clientes consigam completa gestão de seus processos e informações de forma clara e objetiva, possam também personalizar funções específicas de acordo com as suas necessidades, maior rapidez, qualidade nas informações e segurança para tomar decisões.

Gerir melhor as informações de sua empresa ajudarão na definição de metas, planejamento para reduzir custos e aumento da rentabilidade de todos os produtos. Com anos de experiência e credibilidade no mercado, principalmente neste setor de lácteos, a Magistech oferece as melhores soluções em tecnologia de sistema de gestão para garantir a tranquilidade de seus clientes. Acesse o portal para adquirir e implantar este sistema em sua empresa.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...