ERP 4.0: quais seus benefícios?

nov 4, 2021

A Indústria 4.0 representa o nível mais alto de evolução tecnológica que o setor industrial já atingiu. Entre as principais características que a integram, podemos citar a modernização dos procedimentos operacionais e a digitalização das informações por meio de sistemas inteligentes, como o ERP 4.0.

O que é ERP 4.0?

ERP é o termo dado ao sistema de gerenciamento integrado por diversas funcionalidades que, além de automatizar todo o tipo de processo operacional, é capaz de controlar dados e informações cruciais sobre a produtividade do empreendimento, integrando-as em uma única ferramenta. Dessa forma, os gestores têm acesso a relatórios precisos sobre a performance de cada procedimento que integra o projeto.

No contexto da indústria moderna (Indústria 4.0), podemos afirmar que o ERP 4.0 é o conceito de utilizar essa tecnologia, e todos os recursos que ela tem a oferecer, para suprir as demandas do setor por meio de estratégias inteligentes e garantia de uma gestão muito mais eficiente.

Quais os benefícios do uso do ERP 4.0?

Não são poucas as empresas que têm investido no uso de tecnologia para otimizar os processos industriais por meio de sistemas inteligentes. Veja a seguir quais são as principais vantagens do ERP 4.0 para o setor industrial.

Previsibilidade

Por meio da análise de dados relacionados à produção, uso de materiais, produtividade humana, entre outras características, o sistema gera informações precisas que permitem que os gestores tenham uma previsibilidade mais eficiente a respeito da progressão dos empreendimentos.

 

 

Redução de custos

A partir de decisões tomadas com base em informações mais exatas, é possível reduzir desperdício de recursos, falhas e gargalos operacionais. Dessa forma, a redução de custos desnecessários se torna uma consequência natural relativa ao uso de um ERP 4.0 na indústria.

Maior produtividade

Com a melhoria da gestão de procedimentos industriais, a empresa passa a usufruir do aumento da produtividade, isto é, a inteligência de dados e a automação de tarefas gera otimização na performance tanto dos colaboradores quanto dos processos operacionais.

Como o ERP 4.0 funciona na Indústria 4.0?

Há uma grande variedade de aplicações de um ERP para a Indústria 4.0, visto que a digitalização dos processos é uma das premissas da Quarta Revolução Industrial. Dito isso, entre as funcionalidades dessa ferramenta para o setor, podemos citar:

  • integração entre os sistemas usados e as novas tendências tecnológicas em uma única plataforma;
  • gerenciamento dos processos remotamente — graças à Internet das Coisas (IoT), é possível fazer a gestão de cada etapa dos processos de produção sem que seja preciso estar presente nas fábricas;
  • análise de dados e aumento da produtividade — o ERP 4.0 acompanha cada processo relativo ao chão de fábrica e gera informações estratégicas preciosas para que os gestores tomem melhores decisões;
  • entre muitas outras funções.

 

O que acha de conhecer as soluções tecnológicas que a Magistech pode oferecer para empresas do setor industrial? Então entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar o seu negócio a se tornar muito mais competitivo em um mercado contextualizado na transformação digital!

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...