O 5G como grande aliado da transformação digital e indústria 4.0

fev 12, 2020

Muito se fala sobre a adoção da rede 5G de internet no Brasil. Saiba mais sobre a relação entre transformação digital e Indústria 4.0, e veja como o sistema de gestão pode auxiliar sua indústria nesse processo.

Saiba mais: 8 principais tendências da transformação digital para 2020.

Alguns países já estão tirando proveito das vantagens da rede 5G de internet. Por aqui, a adoção ainda requer investimentos em infraestrutura, licenciamento para que as operadoras possam trabalhar com a tecnologia, além de alguns testes.

Benefícios do 5G para a adoção da Indústria 4.0

A nova geração de rede apresenta diversos benefícios, sendo os principais: maior segurança, baixa latência (ou seja, tempo de resposta mais rápido) e estabilidade. No geral, a rede 5G pode ser entendida como um dos meios de facilitar a adesão da Indústria 4.0.

Os benefícios do 5G ajudam o setor industrial a conquistar maior conectividade, o que otimiza a conexão entre equipamentos e o uso de máquinas mais inteligentes, além da facilidade para armazenamento de dados e diversas outras vantagens para a adaptação das indústrias brasileiras ao conceito 4.0.

Para a indústria, as redes de internet utilizadas atualmente não deixam de ser eficientes, porém demandam grande quantidade de cabos para funcionarem adequadamente. A rede 5G é transformadora por ser uma rede sem fio, além de tornar a velocidade da produção muito maior e tornar a indústria apta ao uso de novas tecnologias, como a realidade aumentada.

Rede 5G e Tecnologia da Informação (TI) em indústrias

Um dos principais pontos com relação à vantagem do 5G para a indústria está no casamento que há entre a área de TI e a área de operações (chão de fábrica), dando origem à TO (Tecnologia Operacional).

Graças à tecnologia envolvida pela rede 5G, a transferência de dados poderá atingir proporções que, até então, eram inimagináveis. Com TI e TO em plena harmonia, as informações podem tornar-se cada vez mais valiosas no sentido de aumentar a produtividade e a segurança dentro da indústria.

Para além disso, o conceito de Network Slicing (ou fatiamento de rede) também será uma novidade que o 5G trará para as indústrias futuramente. Por meio do 5G será possível separar a rede em determinados segmentos ou objetivos.

Dessa forma, será possível potencializar a velocidade de resposta de um determinado ativo da indústria levando em consideração as necessidades do momento.

5G e a indústria do leite e do agronegócio

Por conta da baixa latência da rede 5G (ou seja, tempo de resposta mais rápido), há várias possibilidades de melhorias para o agronegócio e a indústria do leite. Os robôs utilizados pela indústria não precisarão mais armazenar dados em um HD, interno ou externo, da indústria. Pelo contrário, as informações poderão permanecer na nuvem, o que possibilita compartilhamento de dados em tempo real e aumenta a eficiência dos robôs.

As máquinas, que estão cada vez mais inteligentes, também terão um tempo de resposta determinado a um comando otimizado. Dessa forma, futuras demandas poderão ser mais personalizadas.

Como o sistema de gestão da Magistech pode ajudar a tornar a indústria mais tecnológica 

A Magistech desenvolveu um sistema de gestão único para, por meio de visão sistêmica e tecnológica, oferecer às indústrias formas de agilizar o acesso a dados fundamentais para a tomada de decisões e incorporação de novas tecnologias pela indústria do leite e pelo agronegócio.

Navegue pelo site para saber mais sobre o que a Magistech pode fazer pela indústria.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...