O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) pode ajudar, e muito, no DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Saiba como!
Quem deseja ter uma empresa, ou já possui seu próprio negócio, em algum momento terá que lidar com o DRE. Demonstração do resultado, o exercício nada mais é que um relatório contábil (financeiro) que ajuda no processo de tomada de decisão por parte dos gestores. Entender esse sistema de gestão é fundamental para enxergar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.
As implicações do DRE
A aplicação do DRE é obrigatória por Lei, como um meio de prestar justificativas ao Fisco. O documento é de suma importância para que possa ser feita uma análise do empreendimento. Quem ainda não apura o DRE mensalmente deve começar o quanto antes!
Nele consta, em detalhes, todos os valores de custos, receitas, lucros, despesas e impostos.
Para que serve o DRE
Trata-se de uma ferramenta de sistema de gestão muito utilizada para medir a performance de uma empresa, ou seja, leva em consideração todo lucro ou prejuízo do negócio dentro de um período determinado.
Com auxílio do DRE, é possível ao gestor analisar tudo o que se vende em comparação ao que se gasta, permitindo refletir sobre quais serão as melhores estratégias a serem adotas para ajustar o que precisa ser mudado. O DRE é, também, um dos documentos mais requeridos na hora de contratar crédito com bancos ou investidores.
Por meio da análise mensal do DRE, é possível comparar todos os valores que entram com os valores que saem dentro de um período, trazendo maior visibilidade do próprio negócio.
E como o ERP pode ajudar com sistema de gestão?
De forma geral, um sistema de gestão ERP organiza e centraliza todos os processos e dados de uma empresa em um único banco. O ERP nada mais é que uma plataforma elaborada para integrar informações dos mais diversos departamentos da empresa, otimizando o processo de gestão das informações do negócio.
Para elaboração do DRE, o ERP pode ser de grande valia! Confira a estrutura do relatório:
Receita Bruta
(-) Deduções
(=) Receita líquida
(-) Custos da mercadoria vendida
(=) Lucro bruto
(-) Despesas administrativas
(-) Despesas com vendas
(-) Despesas Financeiras
(+) Receitas financeiras
(-) Despesas gerais
(=) Lucro ou prejuízo
ERP facilita elaboração do DRE
Durante a elaboração do DRE, é preciso ter muito cuidado para não perder nenhum detalhe e prejudicar o cálculo. Tendo isso em mente, a utilização do sistema de gestão ERP é uma ótima forma de tornar o processo mais prático, rápido e eficiente. O ERP ajuda a integrar diversos setores da empresa, o que centraliza as informações em uma única plataforma.
Magistech auxilia setores de leite e agronegócio com sistema de gestão integrado
A Magistech surgiu como um sistema de gestão contábil, e financeiro, com enfoque no segmento industrial de leite e do agronegócio. A empresa é referência quando o assunto é desenvolvimento de sistemas de gestão para indústrias.
Hoje, a Magistech tem como principal objetivo oferecer um sistema de informação gerencial que otimize o acesso a todas as informações necessárias durante um processo de decisões.
Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Magistech e seus serviços.