O que é DRE e como sistema de gestão ERP pode auxiliar nesta gestão

O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) pode ajudar, e muito, no DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Saiba como!

Quem deseja ter uma empresa, ou já possui seu próprio negócio, em algum momento terá que lidar com o DRE. Demonstração do resultado, o exercício nada mais é que um relatório contábil (financeiro) que ajuda no processo de tomada de decisão por parte dos gestores. Entender esse sistema de gestão é fundamental para enxergar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

As implicações do DRE

A aplicação do DRE é obrigatória por Lei, como um meio de prestar justificativas ao Fisco. O documento é de suma importância para que possa ser feita uma análise do empreendimento. Quem ainda não apura o DRE mensalmente deve começar o quanto antes!

Nele consta, em detalhes, todos os valores de custos, receitas, lucros, despesas e impostos.

Para que serve o DRE

Trata-se de uma ferramenta de sistema de gestão muito utilizada para medir a performance de uma empresa, ou seja, leva em consideração todo lucro ou prejuízo do negócio dentro de um período determinado.

Com auxílio do DRE, é possível ao gestor analisar tudo o que se vende em comparação ao que se gasta, permitindo refletir sobre quais serão as melhores estratégias a serem adotas para ajustar o que precisa ser mudado. O DRE é, também, um dos documentos mais requeridos na hora de contratar crédito com bancos ou investidores.

Por meio da análise mensal do DRE, é possível comparar todos os valores que entram com os valores que saem dentro de um período, trazendo maior visibilidade do próprio negócio.

E como o ERP pode ajudar com sistema de gestão?

De forma geral, um sistema de gestão ERP organiza e centraliza todos os processos e dados de uma empresa em um único banco. O ERP nada mais é que uma plataforma elaborada para integrar informações dos mais diversos departamentos da empresa, otimizando o processo de gestão das informações do negócio.

Para elaboração do DRE, o ERP pode ser de grande valia! Confira a estrutura do relatório:

Receita Bruta

(-) Deduções

(=) Receita líquida

(-) Custos da mercadoria vendida

(=) Lucro bruto

(-) Despesas administrativas

(-) Despesas com vendas

(-) Despesas Financeiras

(+) Receitas financeiras

(-) Despesas gerais

(=) Lucro ou prejuízo

ERP facilita elaboração do DRE

Durante a elaboração do DRE, é preciso ter muito cuidado para não perder nenhum detalhe e prejudicar o cálculo. Tendo isso em mente, a utilização do sistema de gestão ERP é uma ótima forma de tornar o processo mais prático, rápido e eficiente. O ERP ajuda a integrar diversos setores da empresa, o que centraliza as informações em uma única plataforma.

Magistech auxilia setores de leite e agronegócio com sistema de gestão integrado

A Magistech surgiu como um sistema de gestão contábil, e financeiro, com enfoque no segmento industrial de leite e do agronegócio. A empresa é referência quando o assunto é desenvolvimento de sistemas de gestão para indústrias.

Hoje, a Magistech tem como principal objetivo oferecer um sistema de informação gerencial que otimize o acesso a todas as informações necessárias durante um processo de decisões.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Magistech e seus serviços.

Compartilhe este conteúdo

Posts relacionados

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Publicações

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Publicações

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Publicações

Economize até 80% do seu tempo, investimento e preocupações

Transforme a sua operação com quem é referência em ERP. Agende agora a sua avaliação gratuita.

Categorias Principais

Sistema para Laticínios: como escolher a solução certa para aumentar a eficiência da Sua indústria

Por que um sistema para laticínios é essencial para o crescimento do seu negócio A gestão de um laticínio envolve muito mais do que apenas produzir e vender leite ou derivados. É preciso controlar produção, qualidade, logística, finanças e obrigações fiscais com precisão. Sem um sistema para laticínios, o risco

Publicação

Qualidade e Segurança alimentar no Leite: Novas tendências entre os Laticínios

Os laticínios estão cada vez mais pressionados pelos consumidores, indústrias e órgãos regulamentadores para comprovar a qualidade do leite que têm sido produzido. Atualmente, os laticínios são monitorados através de parâmetros como: a Composição do leite, o CCS (Contagem de Células Somáticas), o CBT (Contagem Bacteriana Total) e Resíduos de

Publicação

Mais controle de registro: conheça o Técnico de Campo, o novo app da Magistech

Se você é gestor em uma indústria de laticínios, sabe bem como o acompanhamento técnico nas propriedades dos produtores é essencial para garantir a qualidade do leite e atender às exigências sanitárias. Mas também sabe o quanto essa etapa pode ser trabalhosa, demorada e sujeita a erros quando feita de

Publicação

Magis Entrega: o novo app que revoluciona a logística de laticínios

Entregar produtos com eficiência e segurança é um dos maiores desafios para quem atua no setor de laticínios. Roteiros complexos, entregas em áreas rurais e a falta de registros confiáveis são obstáculos comuns na rotina de muitas empresas. Foi pensando nesses desafios que a Magistech desenvolveu o Magis Entrega, um

Publicação

Reforma Tributária: o que muda para os laticínios e como se adaptar agora

A Reforma Tributária já começou a transformar o cenário fiscal do Brasil e os laticínios precisam ficar atentos. Com a aprovação das leis complementares que regulamentam a nova cobrança de impostos, quem atua na indústria de leite e derivados tem um desafio (e uma oportunidade) pela frente: se adaptar a

Publicação

Gestão inteligente: como manter seus compradores de laticínios por mais tempo

No mercado de laticínios, vender bem vai muito além da qualidade do leite. A experiência do comprador, a confiabilidade na entrega e a consistência do produto são fatores que definem se o cliente vai continuar comprando de você ou buscar outro fornecedor. É nesse ponto que entra o ERP: uma

Publicação

+20 anos sendo referência em ERP por todo o Brasil

Nós entramos em
contato com você!

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.