PDV: saiba as principais funções de um sistema de frente de caixa

out 25, 2023

O PDV ou sistema de frente de caixa é um recurso valioso para automatizar processos de vendas em varejos. É utilizado por PMEs e grandes negócios pois traz funcionalidades que simplificam e melhoram o controle financeiro.

Com um PDV, sua empresa vai notar que vários indicadores de desempenho vão decolar, como a produtividade e a satisfação do cliente.

No entanto, no aspecto interno do seu negócio, o PDV também tem muito a agregar: a integração ao estoque e à contabilidade dão a você total controle sobre sua operação.

Neste post, vamos explorar o que é um PDV, suas principais funções e as vantagens de investir nessa tecnologia. Além disso, destacaremos como a Magistech Sistema oferece um sistema PDV integrado ao sistema de gestão, proporcionando uma solução completa para empresas.  Confira tudo sobre o assunto!

O que é um PDV?

O PDV (ou sistema de frente de caixa) é a ferramenta que registra as vendas e emite notas e cupons fiscais. Trata-se de um software que auxilia a empresa na hora que o cliente quer realizar uma compra.

Por isso, além de auxiliar no registro das transações, o sistema de frente de caixa (PDV) também permite:

  • Identificar o método de pagamento;
  • Registrar quantidade, preço e descontos;
  • Integração com um TEF (sistema de máquina de cartão);
  • Integração com áreas de finanças, estoque e contabilidade.

Ou seja, o PDV é realmente muito mais do que uma ferramenta que auxilia seu vendedor a fechar uma compra.

Trata-se de uma tecnologia potencializadora, que processa as compras dos clientes de forma que as informações de cada transação sejam integradas ao estoque e ao financeiro.

Assim, você automatiza vários processos e facilita a gestão integrada do negócio, de forma a ter sempre informações atualizadas fluindo de um setor para o outro.

 

Emissor de NF-e

 

As principais funcionalidades oferecidas pelo PDV

Você já compreendeu que um sistema PDV oferece muito mais do que maior agilidade no processo de vendas. Dependendo da solução que você investir, pode aproveitar diferentes recursos e uma ampla gama de funcionalidades.

Com o PDV, sua gestão financeira, de estoque e mesmo fiscal se completa!

Hoje, manter as operações do seu varejo de pé apenas por meio de anotações ou planilhas descentralizadas é complicado.

O que o PDV oferece é, justamente a integração dos setores e automatização dos processos.

Mas, e na prática, o que você ganha ao implementar um PDV? Te explicamos as principais funcionalidades dos sistemas líderes do mercado, confira:

Controle Financeiro

E se você pudesse controlar, em tempo real, todas as entradas e saídas do seu negócio, bem como conciliar as formas de pagamento (dinheiro, cartão, pagamentos digitais, etc) e acompanhar o desenvolvimento do fluxo de caixa?

Falamos de um poder que, até então, você como gestor do negócio não possuía.

Ou seja, a possibilidade de realizar um melhor controle financeiro. Com várias funcionalidades para diferentes setores, você pode integrar todos os dados, especialmente os financeiros.

No fim das contas, você recebe as informações que precisa para realizar o melhor fluxo de caixa, avaliar o desempenho das vendas, analisar sua política de precificação e muito mais!

Emissão de Nota Fiscal

Um dos grandes benefícios de utilizar um PDV é que você conta com todo auxílio da tecnologia para emitir notas e cupons fiscais.

Já pensou o quanto isso, sozinho, pode agilizar a rotina dos seus vendedores no frente de caixa, bem como facilitar o trabalho do setor financeiro e da sua contabilidade?

Manualmente, emitir notas fiscais — especialmente no varejo — pode ser um enorme ponto crítico do processo de vendas.

Porém, com um PDV, basta inserir os dados (ou selecionar a partir de um cadastro existente), definir um valor e pronto! Com poucos cliques, a nota ou cupom fiscal são emitidos e você pode enviá-las ao contador.

Gerenciamento de Estoque

Bastam poucos dias de operação para que qualquer empreendedor entenda a importância de uma boa gestão de estoque.

Com o PDV, você avança múltiplas casas nessa jornada, integrando dados de frente de caixa com os dados do seu estoque.

Assim, cada vez que uma venda é realizada e o vendedor dá baixa no sistema, o mesmo acontece no estoque.

Desse modo, assim que você ou seus funcionários puxarem as informações de estoque, estarão diante de dados atualizados.

Além disso, um bom PDV também trará algumas funcionalidades extras, como o recurso de emitir alertas quando um produto estiver próximo do fim.

Assim, ajuda você a programar seus gastos e a entender tudo sobre o seu giro de estoque.

Vantagens de investir em um PDV:

Eficiência Operacional: A automação das tarefas de registro de vendas e controle de estoque economiza tempo e reduz erros humanos.
Melhor Experiência do Cliente: Pagamentos rápidos e opções de pagamento variadas contribuem para uma experiência de compra mais suave.
Tomada de Decisão Informada: Os relatórios detalhados fornecidos por um sistema PDV ajudam os proprietários a entender o desempenho do negócio e tomar decisões estratégicas.
Segurança: Os sistemas PDV geralmente são mais seguros, protegendo os dados financeiros e os registros de vendas.
Integração com a Gestão: Ao investir em um sistema PDV integrado ao sistema de gestão, as informações fluem de maneira eficiente, garantindo a coesão e a precisão dos dados em toda a empresa.

Magistech Sistema: A solução completa para o seu negócio

A Magistech Sistema é uma empresa que oferece um sistema PDV integrado ao sistema de gestão. Isso significa que, além de contar com todas as funções essenciais de um PDV, você também terá acesso a um sistema de gestão abrangente que pode ajudar a administrar todas as áreas do seu negócio.

Investir em um sistema PDV integrado como o da Magistech Sistema pode ser a chave para melhorar a eficiência, o atendimento ao cliente e o desempenho financeiro do seu negócio. Não deixe de considerar essa opção se estiver buscando uma solução completa e moderna para a gestão do seu Ponto de Venda.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...