Veja os principais motivos para sua empresa investir no sistema ERP

jun 6, 2019

Controlar a demanda de informações gerada pelo seu empreendimento não se resume somente em armazená-las, mas utilizá-las de modo que permitam diferenciais para a instituição. Nesse caso, um sistema de gestão ERP pode ser o melhor investimento.

A sigla ERP, em inglês, Enterprise Resource Planning ou, em português, Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema de gestão empresarial que tem como objetivo integrar todos os departamentos de uma empresa, por meio do processamento dos dados em uma plataforma.

Com a implantação desse software, todos os processos das atividades relacionadas aos diversos setores das empresas tornam-se mais ágeis e simples, além disso, permite gerar ganhos mais expressivos, e a automação de processos industriais.

Entenda os principais motivos de investir no sistema de gestão ERP

Diferente de outros sistemas de gestão, esse software conta com diversos módulos, ou seja, por meio deles, é possível o compartilhamento de dados de cada área da empresa, possibilitando que os departamentos permaneçam interligados. Sem contar que a troca de informação entre eles se torna mais eficaz. Isso é possível devido aos vários benefícios que a solução permite. Veja abaixo alguns deles:

Retorno mais rápido

O ERP conta com funções que permitem reunir todos os dados de cálculos em um sistema, o que simplifica a cotação de preços.

Redução de custos

Com o sistema de gestão ERP, fica mais fácil controlar o setor de estoque de produtos e matéria-prima, evitando, assim, custos desnecessários.

Mais controle da produtividade

Acompanhar o desenvolvimento produtivo é muito importante para o crescimento da organização. O software permite ao gestor rastrear todo o processo de produção e acompanhar o tempo de produtividade, além de apontar possíveis gargalos, facilitando a criação de novas estratégias para automatizar a gestão produtiva.

Redução do retrabalho

Por meio desse sistema, é possível a eliminação de falhas, evitando o retrabalho. Isso acontece devido à automatização e otimização dos processos.

Diferença entre o ERP e BI

Como já mencionado anteriormente, o ERP é um software que faz a integração de todos os setores de uma empresa.

Quanto ao BI (Business Intelligence), ou inteligência de negócios, a ferramenta é responsável pela organização de dados e informações de uma instituição, facilitando ao gestor uma visão mais ampla em relação à demanda de vendas, permitindo a ele analisar o quanto foi vendido durante o ano.

A diferença entre as duas ferramentas é que o ERP coleta dados, como, por exemplo, o número de vendas e os custos de um certo produto, e o BI aproveita esse levantamento realizado para fazer o cálculo do lucro dessa mercadoria, além de fazer a comparação entre outros períodos e como esse item está sendo aceito no mercado.

A Magistech é uma empresa especializada na implantação de diversas soluções ERP, assim como o sistema de gestão ERP, indicados para todo tipo de empresa, desde pequeno, médio e grande porte, independente do seu segmento. A empresa tem como objetivo oferecer aos seus clientes soluções da mais alta tecnologia.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Aplicativos de Coleta: transformando a captação de leite

Quando a maneira tradicional de fazer leite se encontra com as novidades tecnológicas, os aplicativos de coleta se destacam como algo que muda bastante como o leite é coletado nos fazendas dos produtores rurais. Neste post, vamos explorar como essas ferramentas estão...

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...