Você sabe o que é PDV e a importância dele para o seu negócio?

jul 21, 2023

Você sabe o que é PDV? Ele está relacionado ao ponto de venda, podendo se referir à loja física, virtual, consultores de venda ou até mesmo ao caixa do estabelecimento comercial. É, portanto, onde o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços e onde as vendas são finalizadas.

Os diferentes segmentos que existem possuem definições distintas sobre o PDV, como é o caso da indústria, em que o ponto de venda pode ser tanto o distribuidor quanto as lojas que comercializam os produtos para o consumidor final. Veja a seguir o que é PDV e como a tecnologia pode inovar seu ponto de venda!

O que é PDV?

O PDV, sigla para ponto de venda, que pode ser tanto um lugar físico quanto online, onde são comercializados produtos e serviços, é uma ferramenta que ajuda a facilitar a rotina de vendas dos negócios.

Conhecido também como sistema de frente de caixa, o PDV é um sistema que registra todas as vendas que acontecem em seu negócio, além de emitir notas e cupons fiscais. É considerado um sistema completo para a gestão de vendas, pois permite que você não só registre as transações, mas também consiga oferecer diferentes meios de pagamento, integrar com outras áreas do negócio e muito mais.

Ou seja, é uma forma de utilizar a tecnologia ao seu favor e otimizar a rotina de vendas, integrando as transações e compartilhando informações com outras áreas, como estoque, contabilidade e financeiro.

Como funciona um sistema de PDV?

Um sistema de vendas PDV realiza a automação de processos no ponto de venda para otimizar sua gestão. Assim, todas as atividades são integradas, facilitando o trabalho dos colaboradores e dá mais qualidade para o atendimento dos clientes.

Isso porque o sistema para loja PDV possui diversas funcionalidades que ajudam na gestão do negócio em tempo real. Desde a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque, o software mantém todas as operações no PDV em um único lugar para facilitar a gestão.

Funcionalidades

A otimização e qualidade nos processos fornecidos pelo sistema PDV vem na maioria das suas funcionalidades. Abaixo, destacamos quais são elas:

  • Controle financeiro: a gestão de controle financeiro se torna mais efetiva com o PDV. Isso porque você controlar todas as entradas e saídas em tempo real, além de acompanhar o fluxo de caixa;
  • Emissão de nota fiscal: uma das principais funcionalidades do PDV e que agiliza muito a rotina é a emissão de nota fiscal. Você consegue emiti-las em poucos cliques, sem a burocracia do trabalho manual.
  • Gestão de estoque: o controle de estoque é fundamental para todos os tipos de negócio. Com o PDV, por exemplo, você consegue integrar todos os itens em estoque com a frente de caixa. Atualizando em tempo real o que tem ou não e o que precisa ser reposto.
  • Frente de caixa: o PDV torna o momento da compra muito mais simples e rápido. Dessa forma, você evita problemas no caixa ou com os clientes.  

Principais vantagens de um sistema PDV

Contar com um sistema como o PDV pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, principalmente ao integrá-lo ao seu software ERP Magis. As operações passam a funcionar de forma mais alinhada, otimizando a rotina de trabalho. Veja a seguir as principais vantagens desse sistema.

Melhor gestão do estoque

Com o PDV é possível integrar o sistema ao estoque, assim, quando um item for vendido, o estoque é automaticamente atualizado. Essa funcionalidade proporciona mais controle sobre o nível do estoque, evitando a falta de mercadoria.

Desse modo, quando um produto estiver acabando, é possível visualizar no sistema com antecedência para fazer a compra e repor em tempo hábil. Esse controle do estoque também evita que a mercadoria fique muito tempo parada, já que é possível visualizar a data de entrada do item.

Mais controle financeiro

Pela sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o sistema de ponto de venda auxilia a manter um controle financeiro e fiscal do seu negócio. A tecnologia permite ter um registro sobre as vendas efetuadas e dos valores a serem recebidos.

Com a automatização do envio dos dados fiscais para o departamento responsável, é possível se manter em dia com mais facilidade. Assim, evitam-se erros que podem gerar retrabalho para a contabilidade.

Agilidade no atendimento

Contar com uma tecnologia para o PDV também permite que você ofereça um atendimento mais rápido para seus clientes, devido à automatização de processos. Ao invés de ter que lidar com diversos equipamentos diferentes ou com um sistema lento, que pode gerar filas, você dispõe de um software ágil, onde é possível executar todos os procedimentos de frente de caixa.

Portanto, além de facilitar o trabalho de seus colaboradores, seu estabelecimento também estará sempre com caixas livres para atendimento rápido. Essa facilidade faz toda a diferença no dia a dia dos consumidores.

A importância de contato com a tecnologia na gestão

Além de saber o que é PDV e qual sua importância, é preciso também entender todas as possibilidades que sistemas de gestão podem oferecer para sua empresa. Seja seu negócio de pequeno ou médio porte, contar com um software para otimizar a gestão proporciona uma vantagem competitiva frente à concorrência.

A tecnologia permite também mais organização na contabilidade do seu negócio, já que possibilita obter relatórios e previsões para que você faça um planejamento de contas a pagar e receber. Isso evita o uso de planilhas que obrigam a introdução dos dados de maneira manual, atividade suscetível a erros.

Experimente o software de gestão da Magistech e encontre funcionalidades que tornam as atividades diárias mais rápidas e eficientes. É possível que você se concentre mais em estratégias para o desenvolvimento do seu empreendimento, ganhando tempo.

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...