9 dicas importantes para reduzir custos no setor de compras

9 dicas importantes para reduzir custos no setor de compras

nov 18, 2019

O aumento da competitividade no mercado brasileiro é muito frequente. Com essa dinâmica, empresários de diversos portes e segmentos perceberam a importâncias de investir em novas estratégias de negócios.

Dentre os diversos setores de uma organização, os gestores notaram que a gestão de compras é uma das áreas que necessita ser otimizada, em decorrência, principalmente, de estar aliada à maior parte dos gastos de uma empresa. Por isso, é de suma importância um maior controle desse departamento.

Por ser uma área que apresenta um grande fluxo de informações, nem todos os gestores conseguem gerenciá-la eficientemente, o que acaba tornando os processos mais lentos e impactando na redução da produtividade, nos resultados e no faturamento da empresa.

Para que isso não aconteça com o seu negócio, o ideal é criar medidas mais estratégicas, como, por exemplo, otimizar o departamento de compras por meio da implantação de um sistema de gestão capaz de atender a todas as expectativas do seu empreendimento, como o sistema ERP.

Veja como o ERP ajuda na redução de custos do seu negócio

Vale lembrar que a gestão de compras e o estoque andam lado a lado. Por esse motivo, é de suma importância que os gestores saibam como gerenciar esses dois departamentos, uma vez que o crescimento da empresa depende de ambos.

Contudo, é importante esclarecer de que forma o sistema de gestão ERP pode contribuir para reduzir os custos indevidos e aumentar a produtividade e a margem de lucros de uma organização.

O modo como o ERP ajuda a reduzir os gastos desnecessários da gestão de compras se baseia no impedimento de possíveis falhas nos diversos processos relacionados ao setor e nas demais áreas que fazem parte da empresa. Além disso, conta com inúmeras vantagens, como.

  • Integração de todas as áreas;

  • Otimização dos processos;

  • Aumento na produtividade;

  • Redução de custos indevidos;

  • Melhora o fluxo de caixa;

  • Aumenta a eficiência na gestão de estoque, entre muitas outras.

Entenda como funciona o setor de compras dentro de uma empresa

A gestão de compras é um dos setores fundamentais para qualquer empresa. Por esse motivo, é necessário ser gerenciada com muito cuidado e atenção, uma vez que se trata de um setor que conta uma grande movimentação de processos contínuos.

Todos os empresários sabem que esse departamento é o principal responsável pela compra de todo o material necessário para o bom funcionamento de todo o processo de produção e pelos resultados mais assertivos.

O setor, além de responder pela compra dos diversos produtos, também responde por grande parte das vendas externas. Assim, para que se consiga resultados satisfatórios, é primordial que o departamento de compras tenha acesso a produtos com custos mais baixos.

No entanto, para tal fim, é feita uma cotação de valores antes de fechar qualquer negócio. Outra tarefa importante do setor de compras é reduzir possíveis falhas que podem surgir em outras áreas da empresa e impactar no aumento da lucratividade de forma negativa, impedindo o seu crescimento.

Principais dicas de como reduzir os custos no setor de compras

Se manter competitivo em meio a um cenário em que a concorrência aumenta frequentemente exige que os gestores sejam mais estratégicos, principalmente quando o assunto está relacionado à redução de custos no setor de compras das empresas.

É importante ressaltar que a redução de custos já faz parte do dia a dia de vários gestores há um bom tempo, fazendo com que todos eles busquem por estratégias inovadoras para reduzir os gastos, principalmente aqueles que não são prioridades.

Para ajudar com o processo, separamos 9 dicas que vão auxiliar nessa tarefa que parece ser tão simples, mas que, na verdade, se trata de um assunto delicado para as organizações. Confira quais são as dicas:

  • Estabeleça metas e um plano de ação;

  • Aposte em novas tecnologias;

  • Levante todos os produtos existentes no estoque;

  • Busque por melhores alternativas;

  • Capacite toda a equipe;

  • Crie uma boa parceria com os fornecedores;

  • Faça uma lista dos custos desnecessários;

  • Utilize um software de gestão eficiente;

  • Otimize a gestão de estoque.

A Magistech é uma empresa que trabalha com implantação de soluções tecnológicas, como o Sistema ERP, e atende organizações de pequeno, médio e grande porte, independentemente do setor em que atuam. A empresa tem como objetivo atender a todos os seus clientes com a atenção que eles merecem, superando suas expectativas com a oferta de serviços de qualidade.

Conheça nosso ERP na prática!