Dentro de uma indústria, todos os parâmetros são de suma importância, mas a produtividade é a área responsável pelo sucesso da empresa.
A grande maioria dos gestores sabe como é importante ter uma produtividade eficaz e ágil, principalmente quando essa indústria está em fase de expansão, em que diversos fatores estão atrelados, como os pedidos dos clientes, os prazos de entrega e a qualidade no processo de produção.
Para aumentar a produção, é preciso ter muita cautela, pois agilizar todo esse processo de qualquer forma poderá implicar a perda da qualidade e de outros quesitos que podem alterar o produto, gerando grandes consequências para a indústria, como a perda de clientes.
É preciso saber que não basta somente produzir em grandes quantidades: é necessário, também, qualidade. Além disso, é preciso investir para fazer crescer a produção e capacitá-la para, então, comercializar bons produtos e garantir um lugar de destaque no mercado.
Para que o gestor consiga aumentar a produtividade de sua indústria, é necessário ter uma equipe de profissionais capacitados para desenvolver este tipo de tarefa, além de implantar um sistema de gestão para controlar todo o processo de produção, tornando assim o trabalho dos colaboradores mais prático, ágil e com qualidade. É nesse momento que o ERP entra em ação.
Como o ERP funciona na produtividade industrial
O sistema de gestão ERP é um software que controla todas as atividades diárias de qualquer empresa, desde o departamento de produção ao faturamento, compra e venda, estoque, RH e demais áreas. O ERP tem como objetivo organizar o fluxo de informações relacionadas às atividades de diferentes departamentos.
Com o aumento da competitividade no mercado, diversos empresários estão investindo cada vez mais em sistemas de gestão, e o ERP tem se destacado. O motivo da preferência está atrelado às muitas funcionalidades, benefícios e vantagens que a solução oferece.
O sistema de gestão ERP é indicado para todo tipo de empreendimento, como, por exemplo, as indústrias modernas e que adotam as mais novas tecnologias, já que ERP, fábricas inteligentes e indústria 4.0 são assuntos diretamente relacionados.
Nesse estilo de negócio, a solução auxilia no aumento da produtividade, automatiza processos e identifica erros e falhas, facilitando para o gestor a criação de ações para solucionar o problema.
A indústria 4.0 tem como objetivo implantar inovações tecnológicas relacionadas à automação, controle e tecnologia da informação. Este novo estilo de empresa conta com funções que permitem processos mais ágeis e eficazes, o que melhora a produtividade cada vez mais.
É importante lembrar dos princípios da indústria 4.0 e sua relação com o ERP, caso haja interesse por parte do gestor em implantar a solução. Quando isso tiver sido realizado, a indústria perceberá de imediato a melhoria nos resultados e o aumento na produtividade.
A Magistech é uma empresa especializada em diferentes soluções tecnológicas como o sistema para laticínios e as outras opções de sistema de gestão ERP. Ela atende a pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos e conta com profissionais capacitados, para melhor atender a cada um de seus clientes.