Como as mudanças no comportamento do consumidor impactam as indústrias

Como as mudanças no comportamento do consumidor impactam as indústrias

out 7, 2021

O comportamento do consumidor é um aspecto fundamental para o marketing. Afinal, conhecer o público-alvo é a melhor forma de direcionar as estratégias e captar clientes.

Mas, se disséssemos que o comportamento do consumidor é um aspecto fundamental, inclusive, para a indústria, você acreditaria?

Não? Pois, prepare-se! O post de hoje foi escrito justamente para explicar como o comportamento do consumidor pode impactar a indústria. Também, para mostrar como a tecnologia ajuda a garantir a satisfação desses clientes.

 

Comportamento do consumidor: o que mudou?

Ao longo do tempo ocorreram mudanças no comportamento do consumidor. Até alguns anos, para adquirir um produto ou serviço, a pessoa precisava ir até uma loja física para falar com o vendedor antes de fechar negócio.

Contudo, hoje as pessoas estão mais informatizadas e mais exigentes quanto ao que consomem. O acesso à internet abriu um leque de oportunidades, com ofertas melhores e, muitas vezes, mais acessíveis.

Qualidade, preços e forma de atendimento sempre foram tópicos relevantes na hora de fechar uma compra. Mas, agora, são cada vez mais levados em consideração.

 

Por que ocorrem mudanças no comportamento de consumo?

Existe uma série de fatores que contribuem para que o comportamento do consumidor mude. Os principais são:

  • Cultura: cada país possui a sua própria cultura, clima, religião, política, música, esporte, história, enfim. O comportamento de compra pode sofrer influencia dependendo da formação cultural do indivíduo.
  • Papel social: todas as pessoas querem se sentir pertencentes a um grupo. Logo, o comportamento pode mudar de acordo com a profissão, hábitos e até mesmo o círculo social ao qual se está inserido.
  • Idade: conforme uma pessoa envelhece, a sua visão sobre o mundo pode mudar drasticamente. Logo, presume-se que as suas dores e preferências também.
  • Tendências: a cada ano, novos produtos e serviços são lançados e disponibilizados no mercado. A curiosidade e a necessidade de descobertas fazem com que o comportamento de compra do consumidor oscile por tendências.
  • Papel pessoal: cada consumidor possui dores e características distintas. Assim sendo, o comportamento também pode ser alterado com base nas suas opiniões e necessidades.
  • Opinião de terceiros: as pessoas tendem a considerar a opinião de outras pessoas, e no mundo dos negócios isso não é diferente. Um comentário, por mais irrelevante que seja, pode servir de estímulo para o cliente fechar (ou não) um negócio.
  • Classe social: a classe social também é um fator que pode interferir no comportamento de compra, já que a aquisição de um produto ou serviços pode ser determinada por quanto de dinheiro o consumidor tem disponível.

Como se pode ver, conhecer o comportamento do consumidor é crucial para a indústria produzir e ofertar o que o cliente realmente precisa. Mas, não é apenas por isso que é importante.

Ao identificar o que mudou no comportamento e estudar o perfil do cliente, a empresa pode alcançar insights interessantes e com isso elaborar estratégias mais assertivas para melhor a produção, o marketing e as vendas.

 

Qual o impacto do comportamento do consumidor na indústria?

Algumas pessoas pensam que o comportamento do consumidor impacta unicamente o setor de vendas e marketing. Quando, na verdade, isso interfere, inclusive, no chão de fábrica.

Para se ter ideia, a indústria precisa pensar meios de reduzir os custos para oferecer preços mais competitivos e superar a concorrência. Da mesma forma, investir em tecnologias para garantir mais qualidade nos produtos, otimizar as entregas e melhorar a experiência de compra.

Mas, se não se conhece o comportamento do consumidor, nem se investe em processos logísticos eficientes, atendimento personalizado e ações mais sustentáveis, o que acontece?

É só questão de tempo para que a marca perca a sua competitividade e fique ultrapassada.

Preços competitivos, qualidade, atendimento personalizado, logística eficaz, sustentabilidade e entregas dentro do prazo são tópicos cada vez mais considerados pelo cliente. E a indústria precisa buscar maneiras de alcançar todos esses pontos e conhecer o seu público, caso queira ter sucesso.

 

Como a tecnologia ajuda na satisfação do consumidor 

Nessa parte do texto você deve estar pensando que garantir a satisfação do consumidor é muito difícil. Afinal, a indústria precisa passar por uma série de transformações para assegurar qualidade, preços e demais diferenciais importantes.

Até pouco tempo, concordávamos que aplicar mudanças no chão de fábrica seria mesmo complicado. Mas, hoje, se a empresa investe em tecnologia, todo o procedimento pode ser muito mais simples.

Apostar em ferramentas tecnológicas como, por exemplo, um software ERP, pode ajudar a indústria a otimizar a gestão de estoque, acelerar processos e reduzir os custos. Não só isso, garantir uma produção livre de erros e assegurar uma entrega de produtos mais ágil.

O grande diferencial de investir em tecnologias como um sistema de gestão é que a indústria fica mais automatizada e bem preparada. E, quando isso ocorre, menos erros o chão de fábrica comete e maiores são as chances dela aumentar as vendas, sobressair e garantir a satisfação dos clientes.

Viu como o comportamento do consumidor pode impactar na indústria? Se você gostou do tema, então continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo dos negócios.

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