Estamos vivendo na era da informação. Contudo, há muitas empresas que ainda funcionam sem aproveitar plenamente o potencial que a tecnologia pode proporcionar.
Há empresas, pequenas e grandes, que restringem o uso de seu arsenal tecnológico ao envio de e-mails e à geração de planilhas eletrônicas, perdendo a oportunidade de tornar seu negócio um organismo único e pulsante.
Nesta era regida pelo fluxo das informações, é imprescindível para as empresas que seus departamentos se comuniquem além das palavras. O departamento de vendas precisa funcionar atrelado ao marketing, a compras e à logística. A produção precisa atender à demanda gerada pelo departamento de vendas, ao mesmo tempo em que depende da atuação do departamento de recursos humanos e dos suprimentos do almoxarifado. E assim, por diante.
Em suma, para o bom andamento do negócio há uma necessidade incontestável de que a empresa, com seus muitos departamentos e colaboradores, funcione como um único mecanismo. Um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning) é o elo gerencial capaz de vincular o funcionamento de todos os setores de uma empresa, unindo-os como as engrenagens de um relógio, e resultando em vantagens preciosas para a empresa. Entre os benefícios gerados pelo sistema de ERP na empresa, pode-se destacar que:
– Auxilia na definição de metas claras para o negócio;
– Facilita a execução e aumenta a qualidade das atividades operacionais;
– Reduz o tempo das atividades operacionais;
– Ajuda a identificar e monitorar possíveis gargalos nas atividades de cada setor;
– Melhora a produtividade dos colaboradores;
– Integra as atividades de diversos setores, diminuindo a quantidade de inputs para o funcionamento da rotina organizacional;
– Aumenta a capacidade de controlar o desempenho na produtividade e a assertividade nas informações gerenciais, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas;
– Favorece o aumento da lucratividade do negócio, ao passo que a gestão atinge altos níveis de performance.
Todos no mesmo barco
Naturalmente, um esforço que reúna apenas os empresários e o corpo diretivo da empresa não surtirá os efeitos desejados em sua totalidade. Para que a empresa alcance níveis de cruzeiro, faz-se necessário criar uma cultura de parceria e participação que envolva todos os colaboradores em todos os níveis. Cada colaborador deve se ver dentro da mesma embarcação em que estão gerentes, diretores e acionistas. Todos têm o mesmo destino e todos desfrutarão, ao seu próprio quinhão, dos frutos de uma gestão de alta performance.
E o meio de envolver toda a empresa passa pelo treinamento e preparação de cada colaborador para que funcione como uma engrenagem que contribuirá para tornar a empresa um mecanismo único. Cada colaborador, assim, passa a ser especialista no que faz, conhecedor do projeto e dos objetivos que levaram às mudanças na rotina da empresa e, além disso, estará preparado para desempenhar seu papel de forma completa e sincrônica com os demais colaboradores e departamentos.
A Magistech é uma empresa sólida com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de ERP e possui um histórico de inúmeros cases de sucesso, auxiliando desde pequenas e médias até grandes empresas a encontrarem o caminho para uma gestão de alta performance, a fim de obterem uma lucratividade constante e sustentável que proporcionará a satisfação de todos que a compõem.
Agora que você já leu e conheceu um pouco mais sobre ERP, que tal conhecer a nossa solução de sistema para laticínios?